Paróquia Nossa Senhora das Graças de Seropédica realiza Santa Missa em comemoração à Festa de Pentecostes
19 de maio de 2024

Foi realizado neste domingo (19) Santa Missa da Festa de Pentecostes na Paroquia Nossa Senhora das Graças de Seropédica, a Celebração foi realizada pelo Padre Paulo Sergio.

O Padre Paulo Sergio destacou que Pentecostes marca início da ação evangelizadora dos apóstolos, que após receberem o poder do Espírito Santo encheram-se de coragem para anunciar o Evangelho. A Solenidade de Pentecostes é uma das celebrações mais importantes para a Igreja Católica, pois marca o início da sua ação evangelizadora e o nascimento da Igreja Católica.

Adapt Link Internet - Black Friday

Pentecostes vem do grego pentēkostḗ, que significa “quinquagésimo”. A origem da festa é baseada em uma antiga tradição hebraica, dos judeus, chamada Shavuoth (que significa semanas). Era uma celebração de agradecimento às colheitas, quando eles davam as primícias para o Senhor. Acontecia 50 dias após a Páscoa e os judeus faziam para agradecer. 

A descida do Espírito

“Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas onde estavam os discípulos, com medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: ‘A paz esteja convosco!’ Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram quando viram o Senhor. Novamente Jesus disse: ‘A paz esteja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio’. E, havendo dito isso, soprou sobre eles e disse-lhes: ‘Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados, estes lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, estes lhes são retidos’.”

Nesta passagem, Jesus aparece aos discípulos após a sua ressurreição. Ele lhes oferece paz e, em seguida, sopra sobre eles, simbolizando a concessão do Espírito Santo. Este momento marca o início do dom do Espírito Santo aos discípulos, capacitando-os para a missão de espalhar o evangelho e perdoar pecados em nome de Cristo.

A aparição de Jesus aos apóstolos no dia de Pentecostes é um evento significativo no Cristianismo, conforme descrito no Novo Testamento, no livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 2. Segundo a narrativa bíblica, os apóstolos estavam reunidos em Jerusalém, cumprindo a tradição judaica do Pentecostes, que ocorre cinquenta dias após a Páscoa.

No dia de Pentecostes, enquanto os apóstolos estavam juntos, o Espírito Santo desceu sobre eles em forma de línguas de fogo, e eles foram cheios do Espírito Santo. Eles começaram a falar em línguas diferentes, capacitados pelo Espírito, e as pessoas que estavam presentes, de várias nações e línguas, ouviram os apóstolos falando em suas próprias línguas nativas, um fenômeno conhecido como o dom de línguas.

Nesse contexto, Pedro, um dos líderes dos apóstolos, fez um discurso poderoso, explicando aos presentes que o que estavam testemunhando era o cumprimento das profecias do Antigo Testamento sobre o derramamento do Espírito Santo. Ele também falou sobre Jesus Cristo, sua morte, ressurreição e ascensão ao céu.

Essa aparição de Jesus aos apóstolos no dia de Pentecostes é vista como o início da Igreja Cristã, e marca o momento em que os apóstolos foram capacitados pelo Espírito Santo para espalhar o evangelho pelo mundo. Este evento é celebrado pelos cristãos como a festa de Pentecostes, que ainda é observada em muitas tradições cristãs até hoje.

O presente do Espírito Santo

A vinda do Espírito Santo no dia de Pentecostes (narrada em Atos 2) confirmou a realidade da presença, poder e comunhão de Deus com o seu povo. Ele prometeu estar junto daqueles que creem e isso acontece através da pessoa do Espírito Santo. Cinquenta dias depois da ressurreição de Jesus Cristo, o Espírito de Deus veio habitar nos crentes:

E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.

No Pentecostes houve o cumprimento da promessa de Jesus, que não deixaria seus seguidores sozinhos. Além dessa, outras profecias do Antigo Testamento foram cumpridas com a vinda do Espírito Santo. Através desse maravilhoso cumprimento, o dia de Pentecostes deu prova inquestionável.

Conheça e reze, diariamente, a oração universal ao Espírito Santo

Espírito Santo Consolador,
concedei-me o dom da fortaleza.
Fortalecei minha alma para superar as dificuldades de cada dia,
os tormentos das perseguições e as insídias do maligno.
Ajudai-me a ser forte em meio às fraquezas espirituais,
para que eu seja sinal de Teu amor e bondade.

Espírito Santo de Luz,
concedei-me o dom da sabedoria.
Que eu tenha o discernimento necessário
para distinguir o mal do bem,
a mentira da verdade,
a guerra da paz.
Que Tua santa sabedoria ilumine
os espaços confusos de minha alma.

Espírito Santo Paráclito,
concedei-me o dom do entendimento,
para que eu compreenda corretamente
a vontade do Pai Celestial para minha vida.
Dai-me entender o próximo com amor,
misericórdia e paz.
Que eu compreenda, com todo meu ser,
o amor de Cristo Jesus por mim e pela humanidade.

Espírito Santo, Advogado Celestial,
concedei-me o dom da ciência.
Que, iluminado pela Tua luz divina,
eu compreenda corretamente
os planos de Deus para minha vida,
e seja obediente aos ensinamentos divinos.
Sendo assim, um sinal permanente
da misericórdia do Mestre Jesus no mundo.

Espírito Santo, Conselheiro Divino,
concedei-me o dom do conselho.
Ilumina meu entendimento,
para que eu busque em Deus as respostas
para minhas dúvidas e inquietações humanas e espirituais.
Colocai em meus lábios palavras que restabeleçam a paz no mundo,
e ajudai-me a levar sempre um conselho que devolva
às almas aflitas a serenidade em Deus.

Divino Espírito Santo,
concedei-me o dom da piedade.
Que minhas orações sejam pontes de amor,
que unam meu coração ao coração
de Deus Pai e do Cristo Senhor.
Que meu fervor espiritual se renove sempre,
para que minha alma frutifique na fé e na esperança.

Espírito Santo, Consolador dos aflitos,
concedei-me o dom do temor de Deus,
para que eu tenha sempre frente meus olhos,
a bondade divina,
e que meus pensamentos, palavras e ações,
não sejam uma ofensa ao amor misericordioso
do Pai Celestial.

Assim seja!

Imagem da Nossa Senhora das Graças

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: