Paróquia Nossa Senhora das Graças de Seropédica realiza a coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra
11 de junho de 2023

O Padre Paulo Sergio da Paróquia Nossa Senhora das Graças, comunidade do Cruzeiro realizou neste domingo (11), Missa da 10º semana do tempo Comum.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João; Naquele tempo: Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”

Ninguém é santo, ninguém é convertido longe da presença do Senhor. E o caminho de santidade se faz nesse seguimento, porque é seguindo Jesus que nós O conhecemos. Jesus é a fonte de vida nova, e é na amizade com Ele que a nossa vida vai sendo curada. É preciso saber segui-Lo para reconhecê-Lo 

Após a Santa Missa foi realizado a coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra, pelas crianças da Catequese coordenada pela Catequista Eliane. Obs: O Padre Paulo Sergio adiou a Celebração da Coroação de Nossa Senhora que é feito normalmente dia 31 de maio, para este domingo 11 de junho. 

O mês de maio, por tradição, é o mês mariano, dedicado à Mãe de Deus e nossa Mãe. A piedade popular tem por costume realizar a coroação de Nossa Senhora ao longo desse mês ou, sobretudo, no seu encerramento, dia 31, quando se recorda liturgicamente a Visitação de Maria a Isabel.

Logo no início da Cerimônia de Coroação, uma criança da catequese, com Violino toca a Música Ave Maria, emocionando a todos. 

Na sequencia da Cerimônia as crianças da Catequese vestidas de Anjinhos jogam petalas de rosas na imagem de Nossa Senhora Mãe de Jesus. A flor nos recorda, com tom poético, a pureza de Maria, incomparável criatura, preservada sem a mancha do pecado no Jardim do Senhor, a Donzela mais bela do Paraíso Celestial, como recordam algumas imagens medievais.

Após outro Anjinho coloca uma manta sobre seus ombros, em seguida outro Anjinho realiza a Coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra.

Como dissemos, dentre as práticas de devoção e piedade marianas do mês de maio, como o terço, as ladainhas e os ofícios de Nossa Senhora, tem destaque a coroação da Virgem – que possui, inclusive, ritos oficiais nos livros litúrgicos–, como ápice e ponto culminante das manifestações do amor filial do povo Àquela que é sua Mãe.

Maria de Nazaré, modelo de caridade e solicitude, dedicando toda sua vida ao projeto salvífico do Pai, tornou-se discípula e missionária do Filho amado, sem, contudo, perder aquilo de mais belo e único que o Senhor lhe proporcionou: ouvir o próprio Deus feito homem chamá-la de MÃE.

Sempre virgem e cheia da graça do Espírito, Maria, um dia, adormeceu no Senhor e foi elevada aos céus pelos anjos, porque o Filho não quis ficar distante da Mãe e desejou que o corpo glorioso dela se unisse ao seu nos altos céus – do mesmo jeitinho que será conosco no final dos tempos.

Quando Maria chegou aos céus, houve uma festa muito grande, anjos fazendo-lhe um cortejo e cobrindo-lhe com pétalas e flores das mais belas e cheirosas.

 

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: