Paroquia Nossa Senhora das Graças de Seropédica irá realizar nesta sexta-feira (29) Celebração Litúrgica da Paixão de Cristo
28 de março de 2024

A Semana Santa é uma das datas mais importantes para os Cristãos ao redor do mundo. É o período em que os fiéis revivem a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus. Como parte da programação da data, nesta quinta-feira (28) teve início o Tríduo Pascal, na Paroquia Nossa Senhora das Graças em Seropédica.

Sexta-feira Santa (29 de março as 17 horas Via Sacra)

– A tarde da Sexta-feira Santa apresenta o drama incomensurável da morte de Cristo no Calvário. A cruz, erguida sobre o mundo, segue de pé como sinal de salvação e esperança. Com a Paixão de Jesus, segundo o Evangelho de João, contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que o transpassou o lado. Há um ato simbólico muito expressivo e próprio deste dia: a veneração da Santa Cruz, momento em que esta é apresentada solenemente à comunidade.

Via-sacra – Ao longo da Quaresma, muitos fiéis realizam a Via-Sacra como uma forma de meditar o caminho doloroso que Jesus percorreu até a crucifixão e morte na cruz. A Igreja nos propõe esta meditação para nos ajudar a rezar e a mergulhar na doação e na misericórdia de Jesus que se doou por nós. Na Paroquia Nossa Senhora das Graças será realizada a encenação da Paixão, da Morte e da Ressurreição de Jesus Cristo por meio da meditação das 14 estações da Via-crúcis.

A Sexta-feira Santa é o dia em que muitos fiéis ficam em jejum e abstinência, já que, conforme a tradição, a data religiosa que relembra a crucificação de Cristo deve ser marcada pelo silêncio, justamente pela morte de Jesus. Somente após às 15h a igreja faz uma celebração litúrgica da Paixão de Cristo.

Durante o sábado do Tríduo, no período da manhã, a igreja permanece em silêncio para celebrar a grande vigília pascal de Senhor Jesus Cristo no período da noite e então comemorar a chegada da Páscoa.

Nesta sexta-feira (29) não se come carne, somente Peixe.

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: