Foi realizado neste Sábado de Aleluia (30), na Paroquia Nossa Senhora das Graças de Seropédica, Celebração da Vigília Pascal, pelo Padre Paulo Sergio.
A Celebração teve início ao escurecer onde foi realizado o acendimento de uma fogueira com as luzes da Igreja apagadas, onde todo os fiéis se reuniram na escuridão e na penumbra. O Padre Paulo Sergio a seguir realiza a Liturgia da Luz, com a benção do fogo, acendendo chama do Círio Pascal que vai alimentando as velas de todos os fiéis; “Aquilo que antes era treva, converte-se em luz”, disse o Padre Paulo Sergio.
Com as velas acessas e na escuridão os féis em procissão se dirigiram para dentro da Igreja para dar continuidade a Celebração de Jesus Vive entre nós.
Dividida em quatro partes, depois da Liturgia da Luz, o Padre Paulo Sergio realiza a celebração com a Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e a Liturgia Eucarística.
Durante a Liturgia da Palavra, os fiéis entram em contato com as Leituras do Antigo e novo Testamento, onde somos capazes de contemplar o amor de Deus que se manifesta desde a criação.
Com a Liturgia Batismal, tudo o que é anunciado se faz realidade através dos sacramentos, dos quais, o batismo é o primeiro.
Por fim, a Liturgia Eucarística nos convida a viver a nova vida de ressuscitados junto com Jesus!
“Essa é a noite da verdadeira libertação. “Noite em que Jesus rompeu o inferno, ao ressurgir da morte vencedor”. Nela a Igreja, permanece à espera da ressurreição do Senhor e celebra-a com os sacramentos da iniciação cristã. A procissão luminosa que abre nossa noite relembra o caminho do povo de Deus rumo à terra prometida e simboliza, igualmente o caminho da humanidade, que nas noites da história busca a luz, o paraíso, a verdadeira vida, a reconciliação entre os povos, entre céu e terra, enfim a paz universal”.
“Aqui está o centro de toda a alegria do cristão! Muitas coisas podem nos alegrar durante essa vida passageira, mas nada se compara com a alegria que Cristo conquistou para seus filhos com sua morte e ressureição: a alegria da vida eterna com Deus”.
O Cristo Ressuscitado é Aquele que foi crucificado: ele leva a sério os nossos sofrimentos e as nossas inquietações e abre-nos as portas da felicidade que procuramos. Ressuscitando, Jesus assinala a vitória definitiva do bem sobre o mal, da vida sobre a morte. E isso é o fundamento da nossa esperança.
“ oração da bênção da água batismal revela-nos este comovente acontecimento de salvação e como Deus criou a água em vista do Batismo: «Receba esta água, pelo Espírito Santo, a graça do vosso Filho Unigénito, para que o homem, criado à vossa imagem, no sacramento do Batismo seja purificado das velhas impurezas e ressuscite homem novo pela água e pelo Espírito Santo. Desça sobre esta água, Senhor, por vosso Filho, a virtude do Espírito Santo, para que todos, sepultados com Cristo na sua morte pelo Batismo, com Ele ressuscitem para a vida».
A ressurreição de Cristo não é simplesmente uma recordação de um fato passado! É o glorioso Dom do amor de Deus. Cabe a nós agora apropriarmo-nos desse dom e viver na verdade do nosso Batismo. A noite pascal nos convida cada ano a nos imergir novamente nas águas do Batismo, a passar da morte para a vida, a nos tornarmos verdadeiros cristãos.
A água do Batismo, «toca o corpo e purifica o coração». A água, só por si, não dá a vida, mas a água, transformada por Cristo, salva e dá a vida: «felizes daqueles que, pondo toda a sua esperança na cruz, desceram à água do Batismo». Com efeito, a fé mergulha no dom da água que dá a vida.
O banho regenerador do Batismo exprime a fé na eficácia do seu rito, num movimento antitético (velho-novo), de passagem da morte à vida. Na água batismal entra o homem pecador e dela sai o homem justificado, isto é, acontece a sepultura do homem velho do pecado na morte de Cristo e a recriação do homem novo na pessoa de Cristo ressuscitado. A novidade e o nascimento são obra do Espírito que se realiza na Iniciação Cristã, inaugurando-se, por meio do sacramento do Batismo, uma vida nova em Cristo configurada ao seu mistério pascal.
Programação do Domingo de Páscoa
Igreja São José – Bairro Mutirão (Missa com inicio às 8 horas)
Paroquia Nossa Senhora das Graças – Bairro Ecologia (Missa às 9:30 horas)
Igreja Nossa Senhora Aparecida – Bairro do Incra (Missa com inicio às 18 horas)
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post