Na Santa Missa deste domingo (18), o Padre Paulo Sérgio, em sua homilia, refletiu sobre a Grande Festa da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria.
A Assunção de Nossa Senhora, celebrada anualmente em 15 de agosto, marca a ascensão da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, aos céus. Durante a homilia, o Padre Paulo Sérgio nos relembrou que Maria, concebida sem pecado no ventre de Santa Ana, foi preservada para unir-se ao seu Filho, Jesus, na eternidade.
Embora o Dogma da Assunção tenha sido oficialmente declarado pelo Papa Pio XII em 1950, a celebração já existia entre os primeiros cristãos. Em Jerusalém, comemorava-se a Dormição de Nossa Senhora, acreditando-se que Maria adormeceu e foi levada ao Céu por um coro de anjos.
Essa solenidade nos convida a erguer o olhar para o Céu, onde Nossa Senhora, glorificada em corpo e alma, está ao lado de Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitado. Também somos chamados a partilhar dessa alegria. “Com a Assunção de Maria, a Igreja celebra o cumprimento do Mistério Pascal. Sendo ela cheia de graça, pura e sem pecado, Deus Pai a associou à ressurreição de seu Filho.”
As Leituras da Liturgia deste dia nos convidam a aprofundar o entendimento do plano de salvação de Deus. Esse plano dependia do “sim” de Maria, que, ao escutar e obedecer, respondeu: “Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra.”
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post