Paroquia Nossa Senhora das Graças de Seropédica Celebra neste sábado (30) Vigília Pascal
29 de março de 2024

Venham participar neste sábado 30 da Vigília Pascal, onde será realizado o Rito da Benção das Cinzas, e Benção da Água na Paroquia Nossa Senhora das Graças em Seropédica, com início às 19 horas. Durante a Vigília será usado velas pelos fiéis que representa Jesus Ressuscitado.

No Sábado Santo da Vigília Pascal os fiéis fazem um novo fogo para acender o principal círio pascal e o utilizam para reacender todas as velas da igreja. O círio é a grande vela acesa na Aleluia, simbolizando a luz dos povos, em Cristo.

Adapt Link Internet - Black Friday

As cinzas usadas para assinalar a fronte dos fiéis são obtidas através da queima dos ramos. Durante a assinalasse a fronte e o ministro proclama para cada fiel: “Arrependei-vos e crede no Evangelho”, que expressa, além do sentido penitencial, o aspecto positivo da Quaresma, que é um caminho de conversão, oração assídua e retorno a Deus – um caminho pascal.

A cinza aspergida sobre a cabeça é também um símbolo de luto, dor e arrependimento

A celebração das Cinzas surgiu por causa da celebração pública da penitência nas origens do cristianismo. Era um rito que iniciava o caminho de penitência dos fiéis que seriam absolvidos dos seus pecados. 

A cinzas, mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

O Sábado Santo é chamado de Vigília Pascal. Na Igreja e na Liturgia Católica, antes de todas as grandes solenidades, há uma celebração de véspera ou vigília. A Vigília Pascal antecede o dia da Páscoa, o Domingo da Ressurreição de Jesus.

A Vigília Pascal faz parte também do Tríduo Pascal, onde vivemos com profundidade os passos de Jesus rumo ao Calvário, ao Sepulcro e à Ressurreição. Este Tríduo começa com a Quinta-feira Santa, pela conhecida “Missa do Lava-pés”, por meio da qual Jesus instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio, com uma recomendação: “Fazei isso em minha memória”. A Eucaristia e o Sacerdócio nasceram do coração de Jesus, em torno de uma mesa, para que se fosse cumprida uma promessa do Senhor: “Eis que estarei convosco, todos os dias, até o fim do mundo”. Tanto pela Eucaristia, como pelo Sacerdócio, o Senhor continua no meio de nós!

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: