Paroquia Nossa Senhora das Graças de Seropédica Celebra Missa das Cinzas que marca o inicio da Quaresma (Fotos)
14 de fevereiro de 2024

Foi realizado nesta quarta-feira 14 de fevereiro, Santa Missa de Cinzas, pelo Padre Paulo Sergio, este período é de preparação para a Semana Santa e define o tempo em que os cristãos vivenciam o mistério pascal, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

O Padre Paulo Sergio falou durante sua homilia que a Quarta-feira de Cinzas é realizada tradicionalmente a “Imposição das cinzas”. É um rito lembrando que a humanidade veio do pó e voltará ao pó. Também neste dia a Igreja Católica dá início a Campanha da Fraternidade 2024, com o tema “Fraternidade e Amizade Social”. “O lema da Campanha da Fraternidade convida a sociedade a refletir sobre as causas dos conflitos e da hostilidade nas relações”.

Adapt Link Internet - Black Friday

“A Quarta-feira de Cinzas marca o fim da folia e o início de um tempo de recolhimento, como se fosse necessária uma fronteira entre a festa da carne e o período de penitência chamado de quaresma. Além disso a Quarta-Feira de Cinzas é uma celebração rica em significado e necessária para a preparação rumo à Páscoa, daqui a 40 dias”. Destaca o Padre Paulo.

O Padre Paulo Sergio durante a homilia explicou a todos os significados do Cartaz (Abaixo Fotos da Santa Missa)

Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, a Campanha da Fraternidade (CF) de 2024 tem como tema “Fraternidade e Amizade Social”, e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8). Este tema e lema foram escolhidos pelo Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em novembro de 2022.

O tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2024 refletem a preocupação do episcopado brasileiro em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo.

A CF, dentro do caminho penitencial da Igreja, propõe também durante a Quaresma do próximo ano, um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs. O ano de 2024 marca os 60 anos de mobilização da Campanha da Fraternidade em todo o Brasil. 

No cartaz, a comunidade é representada por uma casa, local onde são acolhidos os irmãos e irmãs para a partilha do alimento e da vida. Ao redor de uma mesa se encontram personagens de diferentes etnias e idades, remetendo à amizade de Deus com os homens. A celebração da fé ao redor de uma mesa, com pão, vinho e fraternidade, é o principal símbolo da comunidade. Além disso, os alimentos na mesa recordam as refeições de Nosso Senhor Jesus Cristo. Já as janelas indicam uma casa aberta aos desafios do mundo e da realidade.

O Papa aparece no centro da cena, apoiado em sua bengala, expressando que, apesar de suas limitações, ele propõe ao mundo a amizade social por meio de sua Encíclica Fratelli Tutti, mostrando que é um caminho necessário para garantir a boa convivência e a subsistência de todos os seres humanos. Na arte, Francisco utiliza a cruz de Dom Helder Câmara, recordando as semelhanças entre esses dois homens de fé que tanto colaboraram e colaboram com a história da Igreja no Brasil e no mundo. O cartaz também é um convite para que os fiéis participem da Campanha da Fraternidade de forma concreta em 24 de março de 2024, Domingo de Ramos.

Oração da Campanha da Fraternidade 2024

Deus Pai, vós criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade.
Vós os resgatastes pela vida, morte e ressurreição do vosso filho Jesus Cristo e os tornastes filhos e filhas santificados no Espírito!
Ajudai-nos, nesta Quaresma, a compreender o valor da amizade social e a viver a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências num caminho de verdadeira penitência e conversão.
Inspirai-nos um renovado compromisso batismal com a construção de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz! Conforme a Boa-Nova do Evangelho!
Ensinai-nos a construir uma sociedade solidária sem exclusão, indiferença, violência e guerras! E que Maria, vossa serva e nossa mãe, eduque-nos para fazermos vossa santa vontade!

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: