Paróquia Nossa Senhora das Graças dá continuidade ao Curso de Horta Orgânica Urbana durante a Campanha da Fraternidade 2025
12 de abril de 2025

Seropédica (RJ) – Neste sábado (12), a Paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada em Seropédica, promoveu mais uma etapa do Curso de Horta Orgânica Urbana, com o tema “Irrigação e Tratos Culturais”. A atividade faz parte da programação da Campanha da Fraternidade 2025, que neste ano propõe uma reflexão urgente e profunda sobre o cuidado com a natureza, sob o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”.

O curso é uma iniciativa do Padre Paulo Sérgio, pároco responsável pela Paróquia Nossa Senhora das Graças, que idealizou o projeto como uma resposta prática e educativa aos apelos da Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, que destaca a importância de proteger a nossa “casa comum”. Padre Paulo, com sensibilidade pastoral e compromisso com a causa ambiental, viu na implantação de hortas orgânicas urbanas uma forma concreta de unir fé, conhecimento e ação comunitária.

Adapt Link Internet - Black Friday

Desde seu início, em 29 de março, o curso tem reunido cerca de 40 participantes por bloco, incluindo membros das três paróquias de Seropédica, da Catedral de Itaguaí, da Igreja de Nova Iguaçu, e até integrantes de uma comunidade evangélica — um verdadeiro exemplo de ecumenismo e compromisso coletivo com a sustentabilidade.

Conhecimento técnico aliado à fé

O curso está dividido em blocos temáticos, ministrados por professores com ampla formação e experiência na área. No último encontro, o responsável foi o Dr. Daniel Fonseca de Carvalho, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), engenheiro agrícola, com mestrado e doutorado em engenharia agrícola na área de irrigação, além de pós-doutorado na Espanha, também focado em sistemas de irrigação. Ele conduziu os participantes por um conteúdo que envolveu:

  1. A importância da água no planeta

  2. Usos múltiplos da água na sociedade

  3. Manejo e conservação do solo e da água

  4. Irrigação em hortas urbanas

  5. Tratos culturais nas hortas orgânicas

Dr. Daniel destacou a relevância da água para a vida e apresentou formas práticas e eficientes de utilizá-la no cultivo sustentável. Ele também abordou os cuidados com o solo e as técnicas de tratos culturais para manter uma horta saudável e produtiva, sem o uso de agrotóxicos.

Dr. Daniel ainda enriqueceu a experiência dos participantes trazendo diversos equipamentos de irrigação para ilustrar a parte prática do conteúdo. Entre os materiais apresentados estavam mangueiras, aspersores, gotejadores, kits de irrigação, válvulas e outros acessórios essenciais para o funcionamento eficiente de sistemas hídricos em hortas urbanas.

  • Aspersores: versáteis, podem ser utilizados tanto na agricultura quanto no paisagismo, sendo adaptáveis a diferentes topografias.

  • Gotejadores: recomendados para irrigação localizada de culturas como banana, abacate, mexerica pocan e limão taiti.

  • Kits de irrigação: geralmente compostos por emissores de gotejamento, microtubos e dispositivos de prevenção de refluxo, facilitam a montagem de sistemas eficientes em pequenas áreas.

  • Válvulas: fundamentais no controle da vazão e pressão, podem ser do tipo de irrigação, solenoides ou comportas de parede.

Com essa abordagem prática, o professor proporcionou uma vivência mais completa aos alunos, ajudando-os a visualizar como aplicar os conhecimentos teóricos em situações reais de cultivo urbano.

Blocos anteriores e próximos encontros

O segundo bloco do curso foi ministrado pelo Dr. Mauro Antônio Homem Antunes, engenheiro agrônomo, com mestrado em Sensoriamento Remoto pelo INPE e PhD em Agrometeorologia pela Universidade de Nebraska (EUA). Dr. Mauro também lecionou na Alemanha, na Hochschule Karlsruhe. Em sua aula, ele abordou temas como preparo do solo, adubação de cobertura, técnicas de plantio, controle de pragas e doenças, sempre com foco na agricultura orgânica.

O encerramento do curso está marcado para o dia 26 de maio, com o bloco final sobre “Anatomia da Planta e Fotossíntese”, que tratará dos processos biológicos que sustentam a vida vegetal e como eles podem ser melhor compreendidos e otimizados em uma horta orgânica urbana.

Campanha da Fraternidade: um chamado à conversão ecológica

A edição 2025 da Campanha da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), aprofunda a reflexão sobre a ecologia integral, conectando espiritualidade, justiça social e cuidado ambiental. O curso de horta urbana, portanto, se encaixa como uma ação prática da campanha, levando para o cotidiano das famílias a mensagem de que é possível cultivar alimentos saudáveis, preservar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, viver o Evangelho na prática.

A CF 2025 é a nona campanha, desde 1979, que aborda temas ligados à ecologia. Entre outras edições destacadas estão:

  • 1979 – “Por um mundo mais humano: preserve o que é de todos”

  • 1986 – “Fraternidade e a Terra: Terra de Deus, terra de irmãos”

  • 2004 – “Fraternidade e água: Água, fonte de vida”

  • 2007 – “Fraternidade e Amazônia: vida e missão neste chão”

Um projeto de fé e transformação

O Curso de Horta Orgânica Urbana tem sido muito mais que uma atividade educativa. Ele promove o encontro de diferentes comunidades, estimula a troca de saberes e reforça o compromisso cristão com a vida em todas as suas formas. Através da liderança comprometida do Padre Paulo Sérgio, e do apoio de professores qualificados, o projeto semeia esperança, consciência ecológica e uma fé enraizada na prática do bem comum.

Durante o intervalo foi servido um suculento lanche 

Abaixo Curso de Irrigação realizado pelo Dr. Daniel Fonseca de Carvalho 

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: