Paroquia Nossa Senhora das Graças comemora aniversário de 62 anos de casamento de Ministro da Eucaristia
24 de setembro de 2023

A Paroquia Nossa Senhora das Graças, Comunidade do Morro do Cruzeiro, tem em sua história o início das Santas Missas realizadas dentro da UFRRJ no Anfiteatro Gustavo Dutra, em 1949, naquele período a Igreja era administrada pela Diocese de Barra do Pirai – Volta Redonda, e tinha como Pároco o Frei André.

A Diocese de Barra do Piraí foi criada em 4 de dezembro de 1922 a partir da Bula Pontifícia Ad Supremum Apostolicae Sedis, do Papa Pio XI. Seu vasto território foi desmembrado da Diocese de Niterói. Com a ereção da Diocese, no dia 23 de julho de 1923, a Matriz de Sant`Ana, em Barra do Piraí é elevada a categoria de Catedral Diocesana. Com a instalação da Diocese é nomeado seu Administrador Apostólico Monsenhor José Maria Parreira Lara, sucedido em maio de 1925 por Monsenhor Alfredo da Silva Bastos. Esses dois dedicados administradores apostólicos lançaram as bases da nova diocese. Nesta época da instalação da nova Diocese, no Sul-fluminense, os municípios (nomes atuais) que faziam parte do território da Diocese eram: Barra do Piraí onde ficava a Sé, Piraí, Mendes (antigo território de Barra do Piraí), Engenheiro Paulo de Frontin, Volta Redonda (antigo território de Barra Mansa), Pinheiral (antigo território de Piraí), Barra Mansa, Quatis (antigo território de Barra Mansa), Rio Claro, São João Marcos (município extinto), Porto Real (antigo território de Resende), Resende, Itatiaia (antigo território de Resende), Valença, Rio das Flores (antigo território de Valença), Vassouras, Miguel Pereira (antigo território de Vassouras), Paty do Alferes (antigo território de Vassouras), Paraíba do Sul, Três Rios, Comendador Levy Gasparian (antigo território de Três Rios), Sapucaia, Paracambi (antigo território de Vassouras e Itaguaí), Japeri (antigo território de Nova Iguaçu), Queimados (antigo território do município de Nova Iguaçu), Nova Iguaçu, Nilópolis (antigo território do município de Nova Iguaçu), Belford Roxo (antigo território do município de Nova Iguaçu), São João de Meriti (antigo território de Nova Iguaçu), Itaguaí, Mangaratiba, Seropédica (antigo território de Itaguaí), Angra dos Reis e Parati. Nada menos que uma Diocese com seus 17 imensos municípios.

Em Santa Missa realizada neste domingo 24 de setembro, o Padre Paulo Sergio, homenageou o membro mais antigo da Igreja Nossa Senhora das Graças, José Gervásio Pires Filho, atualmente com 84 anos.

José Gervásio casou com Antônia de Oliveira Pires em 23 de setembro de 1961, dentro da UFRRJ no Anfiteatro Gustavo Dutra, conhecido como Gustavão, pelo Padre João Diniz. Desde este período ele vem dedicando parte de sua vida a evangelização na Igreja do Cruzeiro, Paroquia Nossa Senhora das Graças, fazendo parte do Ministério da Eucaristia, Ministério do Batismo, e da Legião de Maria.   

 

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: