Bispo José Ubiratan Lopes preside Celebração do Crisma na Paróquia Nossa Senhora das Graças em Seropédica
21 de maio de 2023

A Paróquia Nossa Senhora das Graças em Seropédica, esteve em festa neste sábado (20), com a Celebração do Crisma pelo Bispo Dom Frei José Ubiratan Lopes, em 15 membros da Igreja.

O Bispo Dom José Ubiratan explicou que a Igreja Católica ensina que a Crisma, pertence, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, aos três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica. Nesse sacramento, tal como ocorreu no Pentecostes, o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos, então reunida. Assim como neles, o Espírito Santo também desce em cada batizado que pede à Igreja esse dom [Espírito Santo]. Dessa forma, o sacramento encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo.

Na ocasião, durante a homília, o bispo recordou que esse tempo é um momento especial em que se celebra também a unidade da Igreja, pois foi reunida, a pedido do próprio Jesus que ela esperou e recebeu o Espírito Santo que dar força e impulsiona para a missão.

Crisma, é o Sacramento que confere os Dons do Espírito Santo, conduzindo o fiel católico ao caminho da perfeição cristã. Representa como que a passagem da infância para a fase adulta, espiritualmente falando. Nesse sentido é que a Crisma é o Sacramento da Confirmação do Batismo.

A Crisma é a confirmação do Batismo porque fortalece a Graça que este nos confere: se o Batismo nos imerge no Espírito Santo, a Crisma deve nos tornar “fortes e robustos” no mesmo Espírito, enquanto cristãos e membros do Corpo Místico de Cristo neste mundo, a Santa Igreja.

A palavra Crisma vem do grego e significa Óleo da Unção. O termo, no feminino (a Crisma), refere-se ao Sacramento em si, e no masculino (o crisma), refere-se ao óleo de ungir. Ungir é untar a fronte do crismando com o óleo próprio, em cruz. O óleo usado na cerimônia da Crisma é consagrado na Missa da Quinta-Feira Santa.

Durante a cerimônia do Crisma, foi formado uma fila com os 15 Crismados e seus padrinhos se pondo na frente do Bispo Dom José Ubiratan. Os Crismados são ungidos e consagrados com o óleo santo do Crisma e recebem o Espírito Santo. Enquanto se realiza este ato central da Crisma, toda a comunidade se colocou em oração, em silêncio, rezando por todos os crismados.

O Bispo Dom José Ubiratan traça uma cruz na testa do crismando como um símbolo do Espírito Santo que desce sobre ele para lhe dar a força para ser um “soldado” de Cristo.

No final da Santa Missa O Bispo Dom José Ubiratan Parabenizou os Catequistas, principalmente a Sra. Dinalia que vem cumprindo um papel muito importante para a vida dos cristãos e são considerados a raiz da vida da Igreja, pois colaboram diretamente com três pontos essenciais: A transmissão da fé e o seu fortalecimento. A compreensão dos sacramentos. A importância dos compromissos cristãos.

O Padre Paulo Sergio, agradece a vinda do Bispo Dom José Ubiratan para Celebração do Crisma e convida a todos para participarem de um lanche que foi servido no salão Paroquial.

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: