O Bispo auxiliar da Diocese de Deli, D. Deepark Valerian, expressou a sua preocupação após dois incidentes envolvendo comunidades católicas no norte da Índia, e pediu para as autoridades garantirem a segurança dos lugares de culto
“Pedimos sinceramente ao governo que garanta a segurança dos nossos lugares de culto e nos ajudem a praticar a nossa fé sem medo”, escreveu D. Deepark Valerian, numa carta dirigida à comunidade católica de Deli, após dois incidentes ocorridos nas últimas semanas em Gurgaon, uma cidade na área metropolitana de Deli, e que envolveram grupos de extremistas hindus.
Num dos casos, segundo o portal católico de notícias UCANews, que cita a missiva, o Padre Joseph Amalraj foi agredido, assim como pelo menos dois fiéis, por um grupo de cerca de duas dezenas de pessoas após ter celebrado a missa de domingo, 4 de Junho, na Igreja da Missão Católica de São José Vaz, em Kherki Daula, num dos subúrbios de Gurgaon.
No outro incidente, a 31 de Maio, o Padre Vijay Kullu “foi confrontado por uma multidão” que exigia o encerramento da Igreja em Farrukh Nagar, uma pequena localidade também nos arredores de Gurgaon.
Direitos ameaçados
Na carta, o bispo pede ajuda e explica que “a comunidade católica está triste e perturbada” com estes incidentes, alertando para o facto de “o direito fundamental” de praticar a fé, consagrado até na Constituição da Índia, “está ameaçado”.
“Nós, católicos, somos uma comunidade que ama a paz”, escreve ainda o prelado, solicitando às autoridades a criação de “um ambiente de diálogo” que ajude “a resolver mal-entendidos que geram animosidade”.
No incidente ocorrido em Kherki Daula, os atacantes deixaram um ultimato exigindo, no espaço de uma semana, o fim de todas as actividades de culto. A Igreja, de construção débil, com telhado de zinco, serve uma comunidade de cerca de sete dezenas de famílias de língua hindi e inglesa.
Entretanto, a polícia terá já detido duas pessoas por causa da agressão ao sacerdote e invasão do templo. No outro incidente, em Farrukh Nagar, os atacantes alegaram que não havia cristãos na cidade pelo que a igreja existiria apenas para a conversão de pessoas ao cristianismo.
Fonte: Aleteia
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post