O Bispo Paulo Celso Nascimento da Diocese de Itaguaí, celebrou neste domingo (12), Santa Missa em comemoração dos 20 anos do Movimento Bom Pastor, na Paroquia Nossa Senhora das Graças em Seropédica, com apoio do Pároco Paulo Sergio.
A Pastoral da Família, e a Coordenação Diocesana de Itaguaí participaram deste grande evento de aniversário do Movimento Bom Pastor de acolhimento de casais.
A pastoral familiar é uma ação que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada, por meio de agentes específicos, com metodologia própria e com a finalidade de evangelizar a família pela família, oferecer instrumentos necessários para formação e promoção da família. Levar a todos a Boa Nova do sacramento do matrimônio e transformar a sociedade pela obra de evangelização humana e cristã.
Por se tratar de família, a Pastoral Familiar é muito abrangente. Ela assume em si alguns setores: Pré-matrimonial: encontro de namorados, encontro de noivos, presença na catequese e na preparação do batismo (pastorais que envolvem a família). Pós-matrimonial: encontro de recém-casados, ECC (Encontro de Casais com Cristo), ENS (Equipes de N. Senhora) e o setor de situações especiais, como Casais de Segunda União.
A Pastoral Familiar surgiu da necessidade de atuação da Igreja junto às famílias devido às amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura, pondo em questão esta instituição que constitui o cerne da sociedade. A família sempre foi de grande importância para a Igreja pois através dela que o homem começa sua vida, forma sua base.
Em 1980, de 26 de setembro a 25 de outubro, realizou-se em Roma o sínodo dos bispos sobre a função da família cristã no mundo de hoje resultando na Exortação Apostólica Familiaris Consortio do papa João Paulo II . Com base nesta encíclica, a CNBB publicou o documento 65 – A Pastoral Familiar no Brasil que serve de subsídio para a implantação da Pastoral Familiar nas Paróquias.
A Pastoral Familiar tem como missão ser misericordiosa, acolhedora, integrada, defensora da vida e dos valores cristãos, valorizadora do sacramento do matrimônio e formadora de Igrejas domésticas e comunidades de amor.
A Pastoral familiar destina-se a todos os tipos de pessoas e famílias para ajudá-las e servi-las, famílias bem constituídas, desestruturadas, futuras famílias, famílias em situação de miséria, distanciadas da vida da igreja, discriminadas, de migrantes, mães e pais solteiros, pessoas sem família, divorciadas, viúvos e em toda situação familiar que necessite de ajuda e acolhimento.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post