São Paulo já perdeu muito mas muito território, SP já foi tão grande que correspondia a metade do território brasileiro!!!
As terras que hoje são os estados do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Rondônia eram tudo SP até o século XVIII. Como foram terras descobertas e ocupadas pelas expedições bandeirantes (que eram organizadas por paulistas), essas terras inicialmente foram consideradas extensões do território paulista.
A divisão política do Brasil em 1709. Note que SP (na época chamado “São Paulo e Minas do Ouro”) sozinho controlava metade do território brasileiro.
Com o tempo, o governo português achou SP muito grande e para melhor administrar o território brasileiro a Coroa viu por bem dividir SP em capitanias menores. Assim, Minas Gerais (originalmente chamado Minas do Ouro) é desmembrado de SP em 1720, o RS (originalmente chamado de Capitania d’El-Rei e depois Rio Grande de São Pedro) surge em 1737, SC em 1738 e depois GO e MT em 1748. Lembrando que originalmente a GO também pertenciam as terras que hoje são o TO, o DF e a região do Triângulo mineiro (hoje parte de MG) enquanto o MT tinha as terras que hoje são MS e RO.
Lembrando também que SC originalmente era menor do que é hoje, a SC original era só a metade leste do estado, a região litorânea. Já a parte mais pro interior do continente, ali por onde hoje ficam as cidades de Chapecó e São Miguel do Oeste, permaneceu com SP mais um tempo. Em 1853, já depois da independência, SP sofre a sua última perda de território quando o imperador D. Pedro II determina que a metade sul da província seja transformada numa nova província por nome de Paraná. Lembrando, o Paraná originalmente também incluía as terras que hoje são o oeste catarinense – no começo do século seguinte, o STF determinaria que essas terras fossem dadas a SC.
Fonte: Quora
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post