Monumento em homenagem à Imperatriz Dona Teresa Cristina de Bourbon localizado em Teresópolis, Rio de Janeiro. Teresa Cristina era filha do rei Francisco I das Duas Sicílias (as Duas Sicílias eram um reino que ficava no atual sul da Itália e que tinha Nápoles como sua capital) e esposa do imperador Dom Pedro II do Brasil.
Dona Teresa tornou-se notável por sua discrição e imparcialidade políticas, suas obras de caridade e incentivos ao desenvolvimento científico, artístico e cultural do Brasil, além de outras coisas, fazendo-a extremamente popular, o que lhe rendeu os epítetos de “A Mãe dos Brasileiros” e “A Imperatriz Silenciosa”.
Além disso, a existência de uma Imperatriz italiana no Brasil também foi um dos incentivos que levaram à forte migração italiana para cá. Hoje em dia, há várias cidades pelo Brasil cujos nomes fazem referência à Teresa Cristina como Teresópolis (no RJ), Teresina (capital do PI), Imperatriz (no MA), Cristina (em MG), Cristinápolis (em SE) e Santo Amaro da Imperatriz (em SC).
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post