Interessados devem consultar o edital, no qual há a relação das capacitações disponíveis
Os interessados devem ler atentamente o edital, disponibilizada na página do Programa de Qualificação Setorial. Nele, constam a relação completa de cursos, bem como os critérios para participação, contatos e endereços dos locais onde serão realizadas as aulas. A principal regra para participação é que o candidato tenha renda familiar per capita bruta de até 1,5 salário mínimo,
Há oportunidades para estudantes, inclusive menores de 18 anos que estejam cursando os ensinos Fundamental, Médio ou Técnico, e para trabalhadores, com variados níveis de escolaridades, conforme pré-requisito do curso. Em todo o Estado, há vagas para capacitações em 17 setores da Indústria, como Construção Pesada e Civil, Alimentos e Bebidas, Automotiva, Ferroviário, Metalmecânica, Têxtil e Vestuário, entre outras.
Melo ainda explica que datas, turnos, locais e tempo de duração variam de acordo com o curso escolhido, seja com o foco na qualificação ou no aperfeiçoamento profissional. “Os cursos, que podem ter cargas horárias de curta, média ou longa duração, propiciam o desenvolvimento de competências e a formação de jovens ou a atualização daqueles que já possuem experiência no mercado de trabalho”.
Confira o total de vagas disponibilizadas entre os meses de abril e junho:
Capital: 506 vagas;
Niterói, Nova Iguaçu, São Gonçalo e Caxias: 668 vagas;
Serra: 1.013 vagas;
Três Rios: 120 vagas;
Barra do Piraí, Volta Redonda, Barra Mansa, Valença e Angra dos Reis: 426 vagas;
Itaperuna, Campos, Macaé e Pádua: 400 vagas.
Outras informações também podem ser obtidas pelo 0800-0231-231 ou entrando em contato com as unidades da Firjan Senai.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post