No dia 1º de setembro, a Missa pelo Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação foi celebrada em um cenário especial: o Quilombo Santa Justina/Santa Isabel, em Mangaratiba. A celebração foi presidida por Dom Paulo Celso, Bispo da Catedral de Itaguaí, que destacou a conexão profunda com a natureza ao dizer: “Aqui neste lugar, você está abraçado pela natureza”. Durante a homilia, o bispo fez uma fervorosa oração, pedindo a Deus que nos fortaleça na missão de defender e cuidar da criação, obra que Ele concebeu com tanto amor.
A Eucaristia contou com a presença de diversos padres, incluindo Padre Francisco, Padre Paul, e Padre Gilson, da Paróquia Nossa Senhora da Guia, de Mangaratiba. Fiéis de várias regiões, como Angra, Muriqui, Itaguaí e Rio de Janeiro, também participaram deste momento de fé e união. Após a Missa, uma deliciosa feijoada foi servida, promovendo um clima de confraternização e reencontro entre antigos amigos da Pastoral da Terra.
O encontro foi marcado por emoções e esperança. “Estamos iniciando o nosso trabalho pastoral em nossa Diocese. Somos brotinhos e esperamos dar bons frutos”, afirmou Lilian Vidal, coordenadora da Pastoral da Ecologia Integral da Diocese de Itaguaí. A mensagem de união foi reforçada pelo refrão da música que ecoava nos corações dos presentes: “Tudo está interligado como se fôssemos um, tudo está interligado nessa Casa Comum”. O dia foi verdadeiramente abençoado, em um lugar lindo que inspirou todos a renovar seu compromisso com o cuidado da criação.
Fotos: Pascom/ Dalizania Melo
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post