O Padre Paulo Sergio da Paroquia Nossa Senhora das Graças iniciou neste sábado (26/9) na Comunidade do Cruzeiro um curso de capacitação de Agentes da Pastoral da Criança entre outras Pastorais visando a produção de hortaliças para consumo próprio e para ajudar outra pessoas a produzirem. As aulas iniciaram neste sábado e terminarão no domingo com cerca de 14 horas de capacitação.
O Padre Paulo Sergio disse: “Com esse trabalho estaremos ajudando a melhorar a alimentação dos membros das Pastorais, especialmente no que se refere a qualidade dos alimentos saudáveis, afinal, a verdura que e colhida na própria horta é mais rica em nutrientes, seja ela plantada em um canteiro no fundo do quintal ou em uma jardineira de um apartamento é mais fresca mais viva e mais nutritiva, do que aquela que viajou centenas de quilômetros até chegar a mesa, mais ainda, cultivando suas próprias hortaliças as pessoas terão certeza que estarão consumindo alimentos sem agrotóxicos e sem contaminação de valas ou aguas poluídas” destaca o Padre Paulo Sergio.
O Padre fala que este trabalho foi organizado pela Pastoral Universitária da UFRRJ, em parceria com a Pastoral da Criança. Este curso e inteiramente gratuito e com toda infraestrutura oferecido pela Pastoral Universitária com o Projeto Horta Caseira. A equipe Técnica deste curso é formada pelo Doutor em Agronomia Edinaldo da Silva Araújo funcionário da Embrapa. A Doutora em Agronomia Fabiana de Carvalho Dias, e André Floreavante Guerra que faz Doutorado em Engenharia de Alimentos, e a Nutricionista Edmara.
O Padre disse ainda que a Pastoral da Criança serão os multiplicadores do curso e irão levar este conhecimento as famílias visitadas pelas Pastorais, ensinando a cultivar reduzindo o gasto financeiro com estes alimentos: “A Pastoral da Criança também age na desnutrição infantil trazendo vida para as crianças. E esse entre outros cursos de capacitação e uma forma de ajudar as famílias de nosso município, é uma forma de trazer alimento saudável a mesa das famílias acompanhadas pelas pastorais. A Pastoral da Criança tem uma importância muito grande na Igreja e na sociedade como todo, está salvando vidas” comemora o Pároco.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post