Vejam aqui as 140 fotos da Confirmação do Batismo, na Crisma.
Na manhã deste Domingo (12/07), com a Igreja lotada de fiéis, vinte e um Jovens das Comunidades: Nossa Senhora da conceição Bairro Jardim Maracanã, Nossa Senhora de Fátima, Bairro do INCRA, São José Bairro Mutirão, Nossa Senhora das Graças, Cruzeiro, receberam o sacramento da Crisma na Paroquia Nossa Senhora das Graças em Seropédica, após realizarem cerca de um ano de aulas de catequese e se preparando para o momento a serem crismados.
A cerimônia, que aconteceu no final de semana do 15º Domingo Comum, foi celebrada pelo Bispo Dom José Ubiratan e pelo Pároco Paulo Sergio Coelho diante de amigos, familiares, e da comunidade Seropedicense. O Bispo Dom José Ubiratan falou sobre os benefícios e responsabilidades deste sacramento em que se ratifica a graça do batismo, sendo o sacramento da confirmação.
O Bispo Dom José Ubiratan fala aos Crismando: “Vimos que no Sacramento do Batismo somos mergulhados no Espírito do Cristo Ressuscitado. Esse Espírito nos “Cristifica” e nos dá uma vida nova, a vida no Ressuscitado, aquela vida plena que a Escritura chama de Vida Eterna, porque é a Vida do próprio Eterno, que é Deus. Vimos que, habitados pelo Espírito de Amor, Espírito que é o Amor do Pai e do Filho, somos feitos Templos da Trindade Santíssima. Vamos agora tratar de um outro Sacramento, o segundo dos três que constituem a iniciação cristã. Trata-se do Sacramento da Crisma ou Confirmação”.
Continuando sua homilia Dom José Ubiratan diz: “A Confirmação do Crisma aperfeiçoa a graça batismal; é o Sacramento que dá o Espírito Santo para enraizar-nos mais profundamente na filiação divina, incorporar-nos mais firmemente a Cristo, tornar mais sólida a nossa vinculação com a Igreja, associar-nos mais à sua missão e ajudar-nos a dar testemunho da fé cristã pela palavra, acompanhada das obras.”
“A Crisma aperfeiçoa a graça batismal no sentido de torná-la “madura”, aperfeiçoada, plenamente desenvolvida. É importante compreender bem isto. No Batismo, nós recebemos o Espírito do Cristo Ressuscitado; ele nos é dado como vida divina, vida nova, vida eterna que faz de nós novas criaturas. Procure reler tudo quanto dissemos sobre isso ao expor o Sacramento do Batismo. Ora, esta vida não é algo estático, parado, congelado; como toda vida, ela vai crescendo sempre mais, e assim vai nos configurando cada vez mais ao Cristo Jesus, para que sejamos como ramos da Videira que é Ele próprio, vivamos como reflexo do Senhor neste mundo. Pois bem, o Sacramento da Crisma é o que leva esta vida na Graça, recebida no Batismo, à sua maturidade. Na Crisma, o Espírito que nos tinha sido dado como vida, nos é dado como Força divina, que nos dá a capacidade de testemunhar Jesus, de anunciar o Evangelho e assumir ativamente nosso lugar na comunidade eclesial. Por isso mesmo é que se diz que a Crisma confirma o Batismo, que é o Sacramento da Confirmação”. Ratifica o Bispo.
No final da Missa o Bispo convida os Catequistas a virem a frente do altar, agradece a todos eles pela obra em preparar estes jovens para receberem o Crisma, e fala deste importante trabalho para nós Cristãos. “O que é o catequista? O catequista é aquele que transmite o tesouro da fé católica, apostólica e romana e introduz o catequizando nos mistérios de nossa fé. O catequista nos leva a este encontro pessoal e comunitário, que ninguém pode nos afastar, do estar com Cristo na junção do compromisso com a pessoa e com a missão de Jesus. Trata-se de uma entrega consciente e obediente de fé, que somos levados pelos catequistas. O grande inaudito trabalho dos catequistas é a comunicação da transmissão do Evangelho dos tempos atuais”.
“Por isso, os catequistas sejam louvados e valorizados na sua premente missão sempre atual e única na Igreja de Cristo”.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post