SMECE APRESENTA MARAVILHOSO ESPETÁCULO DE FIM DE ANO
MUSICAL “ROMIAU E BORBOLIETA – UMA HISTÓRIA DE AMOR E VINGANÇA NO REINO DA SEDA”
Com o objetivo de fomentar e difundir a produção artística e cultural no município de Seropédica a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte consolidou seu compromisso com os artistas do Município, representados pelo Centro Cultural de Seropédica- CCS, realizando no dia 30 de novembro, no anfiteatro Gustavo Dutra – UFRRJ, às 20h, o Musical Romiau e Borbolieta – uma história de Amor e Vingança no Reino da Seda”. O espetáculo produzido pela Sub Secretaria de Cultura, foi oferecido em sessão gratuita ao público.
Como parte das programações alusivas as comemorações do fim do ano de 2015 de Seropédica, o espetáculo veio como um presente para a cidade que é essencialmente cultural.
“O Musical Romiau e Borbolieta é uma apresentação cênico-musical, que faz um mergulho vertiginoso na misteriosa senda do Amor e faz uma reflexão sobre o amor impossível. Uma fábula com animais em um fictício Reino da Seda, legitimando assim a cultura de nosso município. O musical trabalha com canções populares, MPB, Caminhos da Floresta e uma música autoral feita especialmente para o espetáculo, além de paródias e traduções baseado em musicais consagrados que são cantadas ao vivo. ” Relata Nádia Alvares Miranda Subsecretaria de Cultura.
O Município de Seropédica se destaca por sua Diversidade Cultural e por ser reconhecido como um celeiro de artistas. Desta forma investir em Cultura não só valoriza o trabalho dos artistas locais, mas também tudo que agrega valor a todos os segmentos educacionais. A educação só é plena quando se une à cultura e ao esporte, em uma gestão integrada. Desta forma é papel da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte facilitar para a população o acesso às fontes de cultura e estimular a produção e difusão cultural e artística no município de Seropédica, apoiando criadores e suas obras.
A Secretária de Educação Cultura e Esporte do município Lucia Baroni Martinazzo, agradece a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro por sempre abrir suas portas Município e a todos os envolvidos no Musical e relata, “Seropédica floresce hoje um ciclo crescente para um novo patamar de desenvolvimento. A democratização cultural está presente de forma marcante em nossa gestão. O panorama atual dos equipamentos culturais em nossa cidade é bastante amplo, inauguramos o CCS/EMA (Centro Cultural Seropédica/ Espaço Municipal de Artes) que disponibiliza 46 oficinas culturais, além de oferecer à população a apreciação de espetáculos no decorrer de todo o ano.” e conclui, “ A cultura- somatório de costumes, tradições e valores – é um jeito próprio de ser, estar e sentir o mundo, jeito esse que leva cada indivíduo a fazer e ou a expressar-se a sua maneira, sendo assim um forte agente de identificação pessoal e social. Queremos que todos os munícipes independente de localização espacial, faixa etária, condição de classe, história familiar e bagagem cultural tenha acesso a Cultura.”
Sobre o Musical
O espetáculo escrito pelos oficineiros do Centro Cultural de Seropédica Carolina Ferreira, Taty de França, Ademilson De Oliveira Cezario e Wellton da Silva conta a história do Reino da Seda que é um lugar pacífico onde moram animais simples e cotidianos como tatus, maritacas, calangos e mariposas…. Neste reino uma romântica e sonhadora Borboleta carrega o fardo de ser a futura rainha. Como toda mãe zelosa, Dona Tartaruga, guardiã da Borboleta, idealiza um futuro perfeito, dentro das boas regras da moral e da normalidade. Infelizmente para ela, quis o destino que o coração da Borboleta fosse se apaixonar por um charmoso Gato! Antinatural, não?! Situado nas sombras da floresta, está o covil da Urubu, uma perversa e rancorosa bruxa que sempre almejou o trono do reino e sua vingança! Quando ela vê neste romance proibido a sua grande chance, não mede esforços para executar seu plano maligno.
Transitando por estes dois universos encontramos Passarinhos Cantores que adoram um “disse me disse” e um ser fantástico, o Pandango Serê, conselheiro abraxas do Reino da Seda.
Por: Ana Paula Jacintho
Texto: Ana Paula Jacintho
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post