Foi realizado nesta sexta-feira (5), a Conferência Municipal das Cidades em Seropédica, o evento foi realizado na Câmara de Vereadores do município.
A abertura da Conferência foi realizada pelo Presidente da Comissão Organizadora, o Secretário de Governo Fabio Mofati, que convocou para fazer parte da Mesa: o Secretário de Comunicação e Eventos, Alexandre Rafael, o Vereador Bruno do Depósito, o Vereador Max Goulart, o Presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Lomeu, o Secretário de Industria e Comercio, Carlos Machado de Freitas, a representante do ICRAB, Lucia Gomes, a Presidente da ACIAPS, Isabel Vasconcelos, a representante da OAB, Maria José Sales, a Professora da UFRRJ, Denise de Alcântara e o Professor da UFRRJ, Leandro Dias de Oliveira.
Fazem parte da Comissão Organizadora: Gestores Públicos; Fabio Mofati, João Victor de Carvalho Freitas, Luiz Antônio Fernandes Rodrigues, Cristian Cesar Marcondes, Hanna Aimée Fraga, Carlos Alberto Machado de Freitas, Vereador Bruno do Depósito. Movimentos Populares: José Azevedo, Lúcia Gomes. Empresas: Isabel Vasconcelos, Fausto Teixeira, Melque Zedec Gonçalves Bahia. Entidades Profissionais Acadêmica: Maria José Sales e Denise de Alcântara.
Após a Execução do Hino Nacional e o Hino de Seropédica, foi realizado três Palestras pelos palestrantes, Denise de Alcântara, Professora da UFRRJ, Leandro Dias de Oliveira, Professor da UFRRJ e o Secretário de Industria e Comercio, Carlos Machado de Freitas.
A palestra de abertura da Conferência Municipal das Cidades foi um momento fundamental do evento, pois estabeleceu o tom e a agenda para as discussões subsequentes. Os palestrantes explicaram a relevância da conferência no contexto das políticas públicas de desenvolvimento urbano, destacando a importância da participação cidadã e da colaboração entre diferentes setores da sociedade. Apresentaram um panorama do desenvolvimento urbano no município, incluindo desafios e conquistas recentes, enfatizando as tendências e perspectivas futuras para o desenvolvimento do município. Sugeriram introduzir os principais temas, como mobilidade urbana, habitação, saneamento, planejamento urbano, sustentabilidade, e enfatizaram a importância de cada um desses temas para o bem-estar da população e o desenvolvimento sustentável.
Logo após as palestras, foi realizado uma série de perguntas pelos presentes, em destaque os problemas de energia elétrica, água sem tratamento, transporte público, acidentes nas rodovias que cortam o município, entre outros.
Logo após foi montado três grupos de trabalho, onde se dividem em grupos temáticos para discutir de forma mais aprofundada das questões específicas, propor soluções e elaborar recomendações para apresentarem na Conferencia Estadual. Os participantes grupo de trabalho avaliaram as políticas urbanas existentes, discutiram novas propostas e elaboraram diretrizes que serão encaminhadas para a etapa estadual e, posteriormente, para a etapa nacional da conferência.
Em seguida foram escolhidos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual das Cidades, levando as propostas e deliberações discutidas na etapa municipal. Ao final, as propostas elaboradas pelos grupos de trabalho foram discutidas e aprovadas em plenária, compondo um documento final que será enviado para as etapas seguintes da conferência.
O Vereador Bruno do Depósito destacou ao Seropédica Online que a Conferência Municipal das Cidades é uma oportunidade importante para a participação democrática e para a construção de políticas públicas que atendam às necessidades da população de Seropédica entre outros municípios no âmbito do desenvolvimento urbano.
Ao concluir a palestra, o Presidente da Comissão Organizadora Fabio Mofati, reforça o compromisso da Prefeitura de Seropédica com o desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida no município.
Propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual
Palestra do Professor da UFRRJ Leandro Dias de Oliveira
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post