Sucesso de público, ginásios e festas lotadas, disputas eletrizantes e muita, mas muita animação. Assim pode ser resumida a 8ª edição do JUNFRI (Jogos Universitários Friburguenses), realizada entre os dias 12 e 15 de novembro, em Nova Friburgo. Durante os quatro dias de jogos, cerca de 1000 estudantes de 16 universidades (dessas, 10 vindas de fora de Nova Friburgo) duelaram em disputas de tirar o fôlego em sete modalidades: futsal, basquete, cabo de guerra, natação, vôlei, handebol e tênis de mesa.
Como todos os anos, além das premiações para os vencedores de cada modalidade, tanto no masculino quanto no feminino, o JUNFRI também premia o campeão geral dos jogos. Na edição 2016 esse título ficou mais uma vez com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que além de diversos títulos, esteve presente em pelo menos uma das decisões em cada modalidade disputada.
O JUNFRI 2016 contou com a participação de estudantes universitários da UFF (Friburgo), Uerj (Friburgo), Estácio (Friburgo), Ucam (Friburgo), Cefet (Friburgo), Unopar (Friburgo),UFF (Macaé), Estácio (Petrópolis), Unifeso (Teresópolis), UCP (Petrópolis), Uenf (Campos), Rural (Seropédica), Uerj (Rio de Janeiro), Unirio (Rio de Janeiro), UFF (Niterói) e UVA (Cabo Frio).
Nos três primeiros dias de jogos, o JUNFRI foi realizado simultaneamente em cinco locais de competição: Ginásio Helena Deccache – Friburguense (Olaria), Adhemar Combat (Olaria), GPH (Cônego), Colégio Estadual Canadá (Olaria) e Aquafitness (Centro).
OS RESULTADOS
Cabo de Guerra
Uma das disputas mais animadas do JUNFRI é no cabo de guerra. Na edição 2016 a final feminina foi disputada entre Rural e Uerj Rio, com vitória das cariocas. Já no masculino a decisão foi entre Unifeso Teresópolis e Uerj Rio. Diferente do feminino, no masculino o título não ficou com os cariocas. Quem levou a melhor e gritou mais alto no final foi a Unifeso.
Tênis de Mesa
Uma das grandes novidades do JUNFRI 2016 foi a disputa no tênis de mesa, única modalidade estreante na edição deste ano dos jogos. No feminino, a final foi entre UCAM Friburgo e Estácio Petrópolis, com vitória das petropolitanas. No masculino, Rural e Uerj Rio fizeram a final que terminou com vitória da Rural. Já na disputa de duplas a Rural de Seropédica também ficou com o título.
Basquete
Na disputa do basquete as hegemonias foram mantidas, tanto no feminino quanto no masculino. Entre as mulheres a final foi entre UVA Cabo Frio e Rural. O título ficou com as meninas da Rural de Seropédica, que conquistaram o tricampeonato na modalidade. Já entre os homens a decisão foi entre Estácio Friburgo e UCAM Friburgo, com vitória para a Estácio, que também conquistou o tricampeonato.
Vôlei
O vôlei foi uma das modalidades em que o nível de desempenho das equipes mais se elevou em comparação à edição do JUNFRI de 2015. No feminino Estácio Friburgo e Rural fizeram a final. A vitória ficou com a Rural por 3 sets a 0. Já no masculino Uerj Rio e Rural fizeram uma das finais mais disputadas do JUNFRI 2016. Após uma partida que duro cerca de 1 hora e meia, a Rural levou a melhor por 3 sets a 1 e ficou com o título também no masculino, garantindo a dobradinha de Seropédica no vôlei.
Handebol
O handebol é outra modalidade que sempre promove grandes jogos no JUNFRI, e na edição 2016 não foi diferente. Entre as mulheres, UCP Petrópolis e Uerj Rio fizeram um jogo repleto de emoção, que terminou com vitória das petropolitanas. Já entre os homens outro jogo incrível. No duelo entre Uerj Rio e Rural quem levou a melhor foram os cariocas, que alcançaram a vitória após um jogo cheio de viradas.
Futsal
O futsal talvez seja a modalidade mais disputada e esperada de todas as edições do JUNFRI. Na decisão das mulheres, a partida foi entre UFF Friburgo e Rural. Após um jogo brigado até o último segundo, as meninas da UFF Friburgo venceram por 1 a 0 e ficaram com o título. Já entre os homens a ‘surpresa’ já começou com a formação da final, inédita entre todas as edições do JUNFRI, e sem a presença da Estácio Friburgo, maior campeã da modalidade. No duelo entre UVA Cabo Frio e a estreante Unopar Friburgo, o placar ficou em 1×1 no tempo normal. Na decisão por pênaltis a Unopar venceu por 3×1 e ficou com o título.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo