Nesta terça-feira, às 21h, acontece uma edição mais que especial do clássico. Válido pelas oitavas de final da milionária Copa do Brasil
Nesta terça-feira, às 21h, acontece uma edição mais que especial do clássico Fla-Flu. Válido pelas oitavas de final da milionária Copa do Brasil, o confronto já entrou para a lista de grandes acontecimentos deste duelo que é um dos mais importantes da história do futebol mundial.
São muitos momentos marcantes envolvendo os jogos entre Flamengo e Fluminense. O DIÁRIO DO RIO listou alguns para vocês aquecerem antes da bola rolar mais tarde.
O Fla-Flu detém o recorde mundial de público de partidas entre clubes: 194.603 espectadores, na final do Campeonato Carioca de 1963, vencido pelo Flamengo após um empate sem gols, no Maracanã. Esta partida é considerada a terceira maior lotação do Maraca, perdendo apenas para dois jogos da Seleção Brasileira: Brasil 1 x 0 Paraguai em 1969, com 195.513 presentes e 183.341 pagantes, e a final da Copa do Mundo de 1950, entre Brasil e Uruguai, com 199.854 pessoas.
Primeira torcida organizada e primeiro torcedor fanático
Gerado e fomentado por intensas paixões, o clássico marcou a estreia da Charanga do Flamengo, a primeira torcida organizada do Rio de Janeiro e a terceira mais antiga do Brasil, fundada no Fla-Flu de 11 de outubro de 1942. O jogo foi 1 a 1.
O Tricolor das Laranjeiras tem como força das arquibancadas Chico Guanabara. O capoeirista, negro e morador de uma favela próxima ao estádio do Flu, é considerado o primeiro torcedor fanático do Brasil. Chico ficou conhecido por gritar e vibrar nas arquibancadas em uma época que torcedores assistiam partidas como quem via uma ópera. Ele chegou a ser preso em 1915 após se envolver em uma briga com a torcida do America do Rio. O flamenguista Mário Filho o descreveu como um “valentão de chapéu de aba cortada, do alto da cabeça, lenço no pescoço, navalha no cinto, tamanco saindo do pé”.
Origem
Time do Flu de 1912. Foto: Arquivo oficial do Fluminense
O futebol do Flamengo, que já existia como clube de remo, foi fundado por pessoas que saíram do Fluminense. No primeiro clássico, o Flu estava sem 9 titulares, justamente os que foram fundar o futebol do Fla. A primeira partida entre os dois times se deu em julho de 1912. Vitória tricolor por 3 a 2. O primeiro gol da história do Fla-Flu foi de Edward Calvert, da equipe das Laranjeiras, com um minuto de jogo.
Briga de família
Os grandes jornalistas Mario Filho e Nelson Rodrigues eram irmãos. O primeiro, flamenguista, dá nome ao Maracanã. O segundo, tricolor, deu nome a muitas coisas e pessoas. Os dois, através de textos históricos, ajudaram a imortalizar o clássico. Para citar uma frase de cada, Mário disse que “se me perguntarem qual é o match que gosto mais, digo logo Fla-Flu. Aliás, ninguém me pergunta, todo mundo já sabe”. Por outro lado, Nelson cunhou: “O Fla-Flu surgiu quarenta minutos antes do nada.”
Nelson Rodrigues dizia que os dois clubes são os irmãos Karamazov do futebol brasileiro, em referência ao livro de Dostoiévski, que fala sobre a história de uma conturbada família russa.
Um dos maiores clássicos do mundo
Em sua edição de aniversário de 35 anos, em 2005, a revista Placar, a mais tradicional do futebol brasileiro, dedicou a edição inteira aos que ela considera os vinte e dois maiores clássicos do futebol nacional. O Fla-Flu foi apontado como o maior de todos, com o título Sinônimo de Brasil. O jornal londrino Evening Standard apontou o Fla-Flu com um dos dez maiores clássicos de futebol do mundo, o quinto da lista. O iTunes criou a série “Greatest Football Rivalries” (Grandes Rivalidades do Futebol) em 2010 para enaltecer os grandes clássicos mundiais de futebol. O Fla-Flu era o único confronto brasileiro e um dos dois do continente americano representado entre os dezesseis que tiveram programas especiais editados pelo reprodutor de vídeos da Apple.
Centenários
Foto: Nelson Perez/Fluminense. F.C.
O Fla-Flu dos 100 anos foi jogado no estádio Nilton Santos, no dia 8 de julho de 2012. Vitória do Fluminense por 1 a 0 com um golaço de Fred (justamente no momento da foto acima). No ano do centenário do Fla, o Flu venceu o Campeonato Carioca de 1995 com o famoso gol de barriga de Renato Gaúcho. Já no centenário Tricolor, em 2002, o rival venceu uma partida por 5 a 2 no mês de setembro, pelo Campeonato Brasileiro.
Nesta terça-feira tem mais um capítulo desta história. Vamos ver que novos fatos serão apresentados.
Fonte: Diário do Rio
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post