DOIS DIAS DE FESTA EM COMEMORAÇÃO AOS 106 ANOS DO BIEC DE PARACAMBI
22 de julho de 2018

Foram dois dias de festa, as comemorações dos 106 de vida do Brasil Industrial Esporte Clube em Paracambi.

A abertura foi neste sábado (21), com a realização de uma Santa Missa comemorativa, onde foi lembrado o nome dos antigos fundadores do Clube, entre outros falecidos. Logo após teve uma série de Jogos. (Sub 07, Sub 09, Sub 11, Sub 13, Sub 15, Sub 17 e Sub 20).

Neste domingo (22), houve dois amistosos de Futebol Master e contou com a presença do Master de Olaria. No almoço foi realizado um suculento churrasco, onde foi servido cerveja e refrigerantes para todos presentes.

O Presidente BIEC, Renato de Souza Amparo, e a Presidente do Conselho Deliberativo, Valéria Motta, no final do evento, entregaram homenagens póstumas aos familiares de pessoas que de uma forma ou outra contribuíram para o funcionamento do BIEC. Foram feitas também homenagens a jogadores e ex-presidentes do clube, entre eles o Arildo Capitão.

Entre as autoridades presentes que entregaram as homenagens vale destacar: O Vice-prefeito de Paracambi, Júlio Gonçalves, e os Vereadores Dário Vinícius, Rodrigo Pessoa, João Victor e Fernando Maconato. O Subsecretário de Esportes de Seropédica, Gilmar Dias, esteve presente representando o Prefeito de Seropédica, Anabal Barbosa de Souza.

O Brasil Industrial Esporte Clube foi fundada em 16 de julho de 1912 pelos operários da Companhia Têxtil Brasil Industrial de Paracambi e a simpatia de seus diretores (Hoje funciona a Faetec). Sendo que a sua fundação se deu no dia primeiro de maio de 1912, com duas equipes formadas, tendo a integrá-las não só empregados da firma como também jovens que embora não tivessem vínculo empregatício, irmanaram-se aos demais para formar aquela que mais tarde viria se constituir numa das maiores glórias do futebol do estado do Rio de Janeiro.

Mário Torrente, fundador e também atleta, foi o primeiro presidente, embora não tivesse ainda sido elaborado o estatuto do clube. Na história do Paracambi F. C., hoje Brasil Industrial, há uma relação incomensurável dos personagens que tiveram participação direta na criação do referido clube a tornar-se difícil e até mesmo impossível enumerá-las nominalmente na sua totalidade mas dentre desmedido número de abnegados fundadores, destacamos os seguintes: Clarence Hibs, Frederich Jacques, John Starck, Ernesto Bauer, Jersey Starck (mais conhecido como Gelson inglês) e Guilherme (também conhecido como Guilherme inglês), Antonio Amorim, Mário Torrente, José de Lima, Antônio Moreira, Brígido de Oliveira Gama, Eustórgio Silva, Agostinho Inácio da Silva, Ciliatote Lavra, Benedito Coelho, Leopoldo Bonfim, Domingos Amorim (conselheiro), José Cândido Costa Côrtes (Belego), Francisco Costa, José Telles, Manoel Vilas-Boas, Francisco Fernandes Tupacinunga, Adolpho Alonso, João Costa, Justino Silva, João Soares, Joaquim Barbosa (jacaré), Enéas Soares, Plínio Monteiro, Jazão Telles, José Bemol e outros fundadores, apenas conhecidos pelos respetivos nomes ou simplesmente cognomes, como por exemplo: Badu Thomaz, Antônio (surdinho), Fiuzinho, Euzébio, Borges, Miltinho, os quais contaram com a aquiescência dos diretores da fábrica de tecidos, naquela época, Drs. Joaquim Guedes de Moraes Sarmento e Dominique Level.