Equipe brasileira fez a melhor atuação da competição
O Brasil foi derrotado pela França por 2 a 1 na prorrogação e deu adeus à Copa do Mundo de Futebol Feminino. Na partida realizada no estádio Océane, em Le Havre, a equipe brasileira lutou muito e teve sua melhor atuação na competição, mas não foi o suficiente para ultrapassar as oitavas de final.
Já a França, que contou com o apoio de sua torcida, espera agora o vencedor de Espanha e Estados Unidos para saber qual será o seu próximo adversário na busca pelo inédito título na Copa do Mundo.
O jogo
A França começou muito bem. Tomando a iniciativa da partida e criando chances claras, enquanto o Brasil encontrava dificuldades de sair jogando, optando por lançamentos longos.
Mas a primeira chance clara é do Brasil. Aos 8 minutos, Marta recebe, se livra de duas adversárias e chuta ao lado do gol da França.
Dois minutos depois, a França consegue uma boa oportunidade, em cobrança ensaiada de falta de Henry. A meia chuta forte, por cima do gol.
A França continuou pressionando. E aos 22 minutos, Diani avança pela direita e cruza da linha de fundo. Bárbara sai mal e Gauvin consegue escorar de ombro para o fundo do gol. De início, a árbitra confirma o gol. Mas o VAR (árbitro de vídeo) sinaliza que há um toque de mão ilegal de Gauvin. E, após uma longa parada, o gol é anulado.
Após o gol anulado, o Brasil melhora e consegue boas chances. Aos 42 minutos, Cristiane avança pela esquerda e chuta com violência para a goleira Bouhaddi escorar para fora.
Mas a partida é aberta e no final do tempo regulamentar a França tem ótima oportunidade com Majri, que chuta forte para fora após passe de Bussaglia.
Gols no 2º tempo
O segundo tempo começa com as duas equipes partindo em busca da vitória. Um jogo emocionante.
E aos 6 minutos, Diani recebe bola na direita, deixa Tamires para trás e cruza rasteiro da linha de fundo para Gauvin, que bate de primeira para abrir o marcador.
Porém, o Brasil não se entregou. Três minutos após o gol francês, o Brasil tem chance clara. Marta cobra falta para Cristiane, que acerta a bola no travessão do gol de Bouhaddi.
E a equipe brasileira conseguiu chegar ao empate aos 18 minutos. Debinha avançou pela esquerda e cruzou para Cristiane, mas Renard corta a bola, que sobra para Thaísa, que chega chutando cruzado para vencer Bouhaddi. Após consulta ao VAR, a árbitra confirma o gol brasileiro.
O Brasil continua pressionando as francesas. E aos 29 minutos, Debinha rouba bola de Mbock, na saída de bola, e chuta com perigo da entrada da área. Mas Bouhaddi consegue defender com segurança.
Aos 39 minutos, Cristiane puxa contra-ataque perigoso, mas é parada com falta de Diani. Andressinha vai para cobrança. Chuta muito forte para defesa segura de Bouhaddi.
Dois minutos depois, Cristiane lança Tamires livre. E a meia brasileira chuta para o fundo do gol da França. Mas a árbitra assinala, com correção, impedimento do ataque do Brasil. Gol anulado.
Mas o jogo permanece empatado até o final do tempo regulamentar. E com isto a partida vai para a prorrogação.
Henry decide
No primeiro tempo extra, tanto Brasil como França realizam um jogo franco, com chances claras de marcar dos dois lados. Mas o placar permanece em 1 a 1.
Contudo, na segunda etapa do tempo extra, a França consegue tirar a igualdade do marcador. Com menos de um minuto, Majri levanta bola na área brasileira e Henry aparece livre para finalizar de primeira e fazer 2 a 1.
Com a desvantagem no marcador, a equipe brasileira avança e oferece espaços para a França, que aproveita para contra-atacar.
Em um destes lances, Diani avança livre pela direita e chuta cruzado para boa defesa para a goleira Bárbara. Já o Brasil pouco conseguia produzir.
Até que o tempo extra chega ao fim, marcando o ponto final da participação brasileira na Copa do Mundo de 2019.
Ficha técnica:
Domingo, 23 de junho de 2019
FRANÇA 2 x 1 BRASIL
Competição: Mundial Feminino (oitavas de final)
Local: Le Havre, França
Juíza: Marie-Soleil Beaudoin (Canadá)
França: Bouhaddi; Torrent (Perisset), Mbock Bathy Nka, Renard e Majri; Henry, Bussaglia, Asseyi (Thiney) e Diani; Le Sommer e Gauvin (Cascarino). T: Corinne Diacre
Brasil: Bárbara; Letícia Santos (Poliana), Kathellen, Mônica e Tamires; Thaísa, Formiga (Andressinha) e Andressa Alves, Debinha e Ludmilla (Beatriz); Marta e Cristiane (Geyse). T: Vadão
Gols: No 2º tempo: Gauvin (6), Thaísa (18). No 2º tempo da prorrogação: Henry (1)
*Fábio Lisboa é jornalista e comentarista esportivo dos programas da TV Brasil Stadium e No Mundo da Bola
Encerramos o tempo real desta partida que marcou a eliminação do Brasil da Copa do Mundo de futebol feminino. Agradecemos a todos que nos acompanharam! Para mais informações sobre a Copa, acesse o site da Agência Brasil: www.agenciabrasil.ebc.com.br
A França agora aguarda a definição do adversário na próxima fase do mata-mata: será ou Estados Unidos ou Espanha, que se enfrentam nesta segunda-feira (24), às 13h (horário de Brasília).
Na prorrogação, a França vence o Brasil por 2 x 1 e está nas quartas de final da Copa do Mundo. A Seleção brasileira está eliminada do torneio. Os gols da partida foram marcados por Gauvin (7 minutos do segundo tempo) e Henry (2 minutos do segundo tempo da prorrogação) e Thaisa (18 minutos do segundo tempo).
Escanteio para a seleção da França, com Thiney na bola. Le Sommer tenta prender a bola para ganhar tempo, mas o Brasil rouba a bola.
A França mexe pela última vez: Majri sai do jogo sentindo algum desconforto e Karchaoui já está em campo.
Mesmo cercada por duas marcadoras, Geyse consegue achar espaço para tentar cruzar na entrada da pequena área. Debinha estava ali, mas Bouhaddi cai para fazer a defesa.
França toca a bola em seu campo ofensivo, e como acha muitas brechas para atacar, chega ao gol de Bárbara sem dificuldade. Na última finalização, Dianí chuta para fora.
Com o Brasil exposto, a França tem muito espaço para contra-atacar. Dianí invadiu a área e chutou tentando encobrir Bárbara, que chegou a tocar na bola para colocar para fora. A arbitragem não viu o toque e deu tiro de meta para o Brasil.
Brasil sente bastante o cansaço do jogo, e apesar de estar atrás do placar, as jogadoras não tem mais condições de acelerar o jogo.
Torrent sai do jogo, dando lugar para Perisset.
No pirmeiro minuto de jogo, a França teve uma falta a seu favor. A bola foi levantada na área, e Henry se antecipa à marcação de Mônica, batendo de primeira para o fundo do gol.
São os 15 minutos finais de jogo! Por enquanto, segue o empate com as donas da casa: Brasil 1 x 1 França.
Tivemos mais dois minutos de acréscimo nesses 15 minutos iniciais, mas agora já estamos no intervalo novamente. Serão mais 15 minutos: persistindo o empate, vamos para os pênaltis!
O Brasil podia ter decidido o jogo nessa jogada. Debinha recebeu sozinha pela esquerda, invadiu a área, bateu de biquinho, com a goleira já batida, mas Mbock Bathy apareceu em cima da linha para evitar o segundo gol do Brasil.
Enquanto isso, a França aproveita das falhas brasileiras, que está entregando a bola para as adversárias. Le Sommer arriscou o chute da entrada da área, que acabou travado. Na cobrança de escanteio, a favor da França, Dianí cabeceia em cima de Bárbara.
Brasil desorganizado em campo e cometendo muitos erros bobos. Andressinha bateu uma falta com chute rasteiro, para ninguém.
Kathellen sai mal para o jogo e a França rouba a bola. Seria um lance de perigo se Thaísa não aparecesse para fazer o bloqueio.
Fonte: Agência Brasil
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo