Chuva alaga ruas do Grande Rio e afeta trens e metrôs; acompanhe
29 de janeiro de 2025

Após uma manhã e início da tarde de calor nesta quarta-feira (29), uma forte chuva atingiu vários bairros da capital e outras cidades da Região Metropolitana, provocando alagamentos e transtornos.

Às 16h, a cidade do Rio entrou em Estágio 2, o segundo em uma escala de cinco níveis, que significa que há risco de ocorrências de alto impacto e pode ser que piore (veja recomendações).

Adapt Link Internet - Black Friday

Às 17h58, moradores do Rio receberam pela primeira vez o novo alerta sonoro da Defesa Civil, desenvolvido pelo governo federal para sinalizar riscos de desastres e orientar a população (entenda aqui).

A mensagem “Alerta extremo” apareceu nos celulares junto com um som agudo. No texto, a Defesa Civil informou: “Cidade do Rio permanece em estágio 2. Pancadas de chuva até o fim da noite de hoje. Eveitem ruas alagadas. Emergência: ligue 199.”

  • Moradores do Rio receberam, pela primeira vez, um “Alerta extremo” da Defesa Civil; o novo sistema entrou há meses em operação.
  • Estações do metrô Pavuna, Engenheiro Rubens Paiva, Acari/Fazenda Botafogo, Coelho Neto e Colégio na linha 2 fecharam temporariamente por cerca de 30 minutos, com circulação voltando ao normal às 16h30. As linhas 1 e 4, a circulação não foram interrompidas;
  • Trens do ramal Belford Roxo circulam apenas entre Central do Brasil e Mercadão de Madureira. No trecho entre Rocha Miranda e Belford Roxo os trens aguardam ordem de circulação para seguirem viagem;
  • Vários pontos de alagamento no Grande Rio (veja alguns aqui);
  • A capital entrou no estágio operacional 2;
  • Em Nova Iguaçu, o estágio é de alerta máximo;
  • Belford Roxo chegou ao estágio 4.

Alerta extremo da Defesa Civil do Rio — Foto: Reprodução

Alerta extremo da Defesa Civil do Rio — Foto: Reprodução

Chuva alaga ruas do Grande Rio

Nuvem de chuva no bairro da Luz, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense — Foto: Reprodução

Nuvem de chuva no bairro da Luz, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense — Foto: Reprodução

 
Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: