Que fique bem claro: a carne Suína é VERMELHA.
Porém, o motivo de confusão é compreensível, já que a carne suína é considerada uma das mais saudáveis. Possuindo a mesma quantidade de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro que a bovina, a carne suína, por sua vez, possui menor teor de gordura, fazendo dela um alimento mais saudável.
Carnes brancas geralmente são mais saudáveis do que as vermelhas. E como a carne suína é mais saudável que a bovina, e também tem uma coloração um pouco mais esbranquiçada, as pessoas acabam confundindo e achando que os suínos fazem parte das carnes brancas.
Lembrando também que, apesar de alguns cortes suínos apresentarem uma cor mais clara do que as carnes vermelhas, a carne suína ainda é mais escura do que as carnes brancas (como carnes de peixes e aves).
A principal diferença entre a cor da carne vermelha e branca é a quantidade de mioglobina encontrada no músculo do animal. A mioglobina é uma proteína no tecido muscular que se liga ao oxigênio para que possa ser usada como energia.
Os presuntos de supermercado são feitos por um processo diferente e mais rápido; eles são salgados, ou infundidos com uma solução de água salgada, contendo nitrito de sódio, que transfere o óxido nítrico, que se liga à mioglobina para formar a tradicional cor rosa de presunto curado.
Fonte: Quora
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post