Sudeste, Centro-Oeste e Sul elevam sinais de aumento de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Covid-19
2 de março de 2024

Em estados como Espírito Santo, Goiás e Paraná foi verificada uma probabilidade de crescimento de 95% nas últimas seis semanas

As regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil têm apresentado sinais de aumento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados à Covid-19. Dados do último Boletim InfoGripe da Fiocruz mostram que em estados como Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná foi verificada uma probabilidade de crescimento de 95% nas últimas seis semanas.  

O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, explica que o cenário não é exclusividade dessas regiões, uma vez que entre os estados nordestinos também foi verificada uma situação que acende um alerta. 

Adapt Link Internet - Black Friday

“A gente também tem alguns estados do Nordeste que também apontam sinal de crescimento, mas nesses, ainda não está muito claro qual é o agente infeccioso que está por trás dessa retomada, exceto o caso da Bahia em particular, onde já podemos observar uma possível associação com o vírus Influenza A, o vírus da grupe”, explica.

Em todo o país, quanto ao ano epidemiológico 2024, já foram notificados 10.985 casos de SRAG. Do total, 37,7% com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório; 41,8% negativos; e ao menos 14,5% em espera por resultado laboratorial. Vale destacar que, entre os casos positivos, 8,4% são Influenza A; 0,4% Influenza B, 11% vírus sincicial respiratório e 69,6% Covid-19. 

Capitais 

Entre as capitais, 17 registraram tendência de crescimento nas últimas seis semanas. Entre elas estão Aracaju (SE), Belém (PA), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE) e Maceió (AL).

Por outro lado, Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS) apresentam possível queda nos casos, com tendência de redução que chaga a 75%. A maior queda foi registrada em Macapá (AP).

Fonte: Brasil 61

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: