Seropédica dá continuidade a 2ª etapa da vacinação contra o HPV
8 de setembro de 2015

Meta é vacinar meninas de 9 a 13 anos contra o câncer do colo do útero

 A Prefeitura de Seropédica dá continuidade a mais uma etapa da campanha de vacinação contra o câncer do colo de útero em meninas de 9 a 13 anos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), a segunda dose da vacina contra o vírus HPV já está sendo disponibilizada nos postos de saúde do município, porém em breve a campanha chegará às escolas públicas municipais.

Adapt Link Internet - Black Friday

 

O objetivo da vacina é reduzir a circulação do Papiloma Vírus Humano (HPV), transmitido no contato sexual e ligado à quase totalidade aos casos de câncer do colo de útero. A eficácia da vacina é estimada em 98,8% contra esse tipo de câncer, o terceiro mais frequente na população feminina brasileira. “A vacina é fundamental, sendo a primeira contra um vírus causador de um câncer oferecida no Brasil. É importante que as meninas na faixa etária indicada se imunizem e tomem as três doses da vacina”, alerta o secretário de Saúde, Dr. Cesar Mateus Cilento.

 

As meninas que já se vacinaram receberão a segunda dose, mas quem ainda não conseguiu tomar a primeira ou só agora atingiu a faixa etária, pode se encaminhar aos postos para fazer parte da campanha. Os responsáveis precisam apresentar um documento de registro da jovem (RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Cartão do SUS) para o preenchimento da ficha de cadastro do registro das vacinadas.

 

O horário de atendimento vai das 8h às 17h. Anualmente, são ministradas três doses da vacina HPV, sendo a segunda seis meses depois da primeira e a terceira dose cinco anos após a primeira. Qualquer dúvida é só procurar a unidade de saúde mais próxima. 

 

Isa Barcellos, coordenadora de Imunização, informou que está se reunindo com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte para organizar a realização da vacinação nas unidades escolares. “Desta forma levaremos a vacina para mais perto do público alvo, evitando um déficit na aplicação das vacinas”, destacou Isa.

vacinação HPVvacina hpv

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: