Comer acidentalmente pão mofado, frutas, iogurte ou qualquer outra coisa pode acontecer com qualquer pessoa. Basta uma simples distração e pronto.
Infelizmente, porém, comer mofo costuma ter consequências extremamente negativas para o corpo humano, pois seu metabolismo não prevê sua digestão ou eliminação.
As reações desencadeadas por eles podem ser de três tipos:
- tóxico;
- alérgico;
- patogênico.
No primeiro caso, as substâncias produzidas pelos fungos desencadeiam a liberação de moléculas que o corpo reconhece como “estranhas” e que, portanto, provocam processos reativos de intensidade variável.
O corpo passa então por um processo de intoxicação por fungos, cujas consequências se tornam cada vez mais graves à medida que a dose acumulada aumenta.
No segundo caso, os bolores estimulam algumas células a sintetizar histamina, molécula alergênica responsável por inúmeras desordens orgânicas, como:
- vermelhidão da pele,
- formas eritematosas,
- início da coceira,
- inchaço generalizado,
- colapso cardiocirculatório.
No terceiro caso, as consequências de comer mofo causam patologias que, se não forem tratadas adequadamente, podem degenerar, tornando-se crónicas.
Seu corpo pode não necessariamente desencadear essas reações ao ingerir mofo, mas é possível.
QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DO CONTATO COM MOLDES PATOGÊNICOS?
Os fungos patogênicos são normalmente inofensivos e pouco infecciosos, tornando-se perigosos apenas se o seu sistema imunológico não for muito eficaz.
Isso acontece durante períodos de recuperação prolongada ou se você toma medicamentos como corticosteróides ou imunossupressores.
Nestes casos, a ingestão de fungos pode ser a causa do surgimento da candidíase, doença causada por um miceto unicelular (Candida albicans), que se localiza nas mucosas da boca (sapinho) ou do trato genital e, em alguns casos, do ‘intestino.
Mesmo se você sofre de diabetes ou faz uso prolongado de antibióticos, pode desenvolver esse tipo de patologia.
ALERGIA A MOLDE: QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE UMA REAÇÃO ALÉRGICA?
Se você tem uma hipersensibilidade particular a fungos, ao entrar em contato com eles, você pode apresentar reações como congestão nasal, irritação ocular, rinite alérgica ou asma alérgica.
Todas essas manifestações do trato respiratório relacionadas às vias aéreas superiores podem ser causadas não apenas pela inalação, mas também pela ingestão de bolores.
Assim, sempre que notar que tem um destes sintomas ligados ao contacto com alimentos contaminados, pode ter desenvolvido uma alergia a bolores.
AS CONSEQUÊNCIAS CAUSADAS PELA INGESTÃO DE MOLDES TÓXICOS.
As doenças produzidas por fungos patogênicos (micoses) pertencem à categoria de infecções, e muitas vezes são do tipo infeccioso.
As consequências patológicas que esses organismos podem causar em seu corpo dependem principalmente de dois fatores: seu estado geral de saúde e o tipo de desenvolvimento e crescimento do próprio mofo.
Comer bolor por engano tem consequências que dependem da ingestão de micotoxinas (toxinas de cogumelos).
A produção dessas micotoxinas está intimamente ligada à presença de umidade, pH e temperatura ambientais específicos.
Lembre-se que sua capacidade tóxica depende da quantidade de esporos contidos no bolor: de fato, uma micotoxina pode ser letal se presente em grandes doses, mas não causa efeitos nocivos se presente em pequenas quantidades.
As micotoxinas ingeridas com alimentos geralmente têm efeitos perigosos no fígado (hepatotoxinas), no sistema nervoso (neurotoxinas) ou mesmo nos rins (nefrotoxinas).
Em alguns casos, podem alterar as células pertencentes ao sistema imunológico (imunotoxinas), comprometendo todas as reações de defesa do organismo.
COMER UM PEQUENO MOFO É TÃO PREJUDICIAL?
Se você ingeriu acidentalmente uma pequena quantidade de mofo, não se preocupe, pois na maioria dos casos você será inofensivo.
No entanto, seria uma boa regra eliminar as partes mofadas, tanto de alimentos úmidos, como molhos, frutas ou alimentos com altas porcentagens de água, quanto de produtos mais compactos, como queijos envelhecidos, salsichas ou vegetais sólidos.
As consequências de comer mofo tornam-se perigosas quando a ingestão é repetida ao longo do tempo e especialmente quando são introduzidos gêneros pertencentes a Aspergillus, Penicillum ou Fusarium.
Nestes casos, as consequências clínicas induzidas pela ingestão de bolores podem envolver o aparelho gastrointestinal, com manifestações de vómitos e diarreias, o aparelho respiratório, com rinite alérgica e congestão nasal e ocular, ou ainda o aparelho renal, sobretudo se sofre de cálculo.
Em qualquer caso, contacte imediatamente o seu médico de família para prescrever os testes adequados.
Por: Quora
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post