Quais são as 5 principais doenças transmitidas por mosquitos?
21 de abril de 2023

Insetos são os animais mais letais do mundo e causam cerca de 700 mil mortes por ano

Insetos são considerados os animais mais letais para seres humanos pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. Por serem um vetor de diversas doenças perigosas, os mosquitos causam aproximadamente 700 mil óbitos por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Embora estejam presentes em todo o mundo, pessoas nas regiões tropicais são mais suscetíveis às picadas de insetos, pois o clima quente e úmido favorece a proliferação dos mosquitos. O crescimento desordenado de cidades, bem como condições inadequadas de saneamento, também favorecem a ocorrência de enfermidades causadas por esses vetores.

Adapt Link Internet - Black Friday

Confira as principais doenças geradas por insetos.

1. Dengue

Pequeno e perigoso, o Aedes (Fonte: Pixabay/Pexels/Reprodução)
Pequeno e perigoso, o Aedes aegypti causa 3 doenças e se prolifera mais no verão. (Fonte: Pixabay/Pexels/Reprodução)

O vírus da dengue é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que coloca em risco a saúde de mais de 2,5 bilhões de pessoas em cem países. Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor muscular e nas juntas, além de erupções cutâneas e falta de apetite. A dengue é tratada com repouso, hidratação e medicamentos.

Pacientes com doenças crônicas como diabete e hipertensão correm maior risco de gravidade e morte. Sintomas como vômito, desmaio e dor abdominal podem indicar que o quadro está piorando, então é importante procurar atendimento médico imediato.

2. Zika

Transmitido pelo mosquito-da-dengue, o zika vírus provoca inicialmente manchas vermelhas pelo corpo e depois febre, coceira, dor de cabeça, dor muscular e vermelhidão nos olhos.

A doença dura cerca de dez dias, mas pode causar complicações graves em grávidas, incluindo microcefalia em bebês. O tratamento para zika é realizado com medicamentos antitérmicos para aliviar os sintomas.

3. Chikungunya

A chikungunya é mais uma doença transmitida pelos mosquitos do gênero Aedes, mas também pode ser contraída por transfusão sanguínea. Caso seja adquirida no último mês de gestação, há risco de transmissão vertical para o feto.

Os sintomas começam com febre, dor de cabeça e mal-estar, além de manchas vermelhas ou bolhas no corpo. A dor articular é a principal característica da enfermidade, que pode chegar a ser incapacitante e atinge principalmente joelhos, cotovelos e tornozelos.

Em geral, depois de duas semanas, a chikungunya desaparece, mas algumas pessoas podem desenvolver dores nas juntas por meses ou anos. O tratamento envolve hidratação e uso de medicamentos para aliviar dores e febre.

4. Febre amarela

Vacinação contra febre amarela é obrigatória para quem visita áreas de risco. (Fonte: PxHere/Reprodução)
Vacinação contra febre amarela é obrigatória para quem visita áreas de risco. (Fonte: PxHere/Reprodução)

febre amarela causa febre alta, dor de cabeça, náusea e cansaço, enquanto as complicações graves incluem icterícia, insuficiência renal e colapso do fígado. Os insetos Haemagogus Sabethes, presentes em áreas de floresta, são vetores do vírus.

Algumas pessoas podem apresentar um breve período sem sintomas e depois desenvolver formas graves, incluindo icterícia, sangramentos e choque. Aproximadamente 20% a 50% das pessoas com formas graves da febre amarela podem morrer.

Nos casos leves, o tratamento é realizado com ingestão de líquidos e medicamentos para aliviar as dores de cabeça e nos músculos. A administração de ácido acetilsalicílico (aspirina) é contraindicada devido ao risco de hemorragias.

5. Malária

A malária é transmitida pelo mosquito Anopheles darlingi, com sintomas que incluem febre alta, calafrios, tremores, sudorese, dor de cabeça e náusea, vômito, cansaço e falta de apetite. Em casos graves, pacientes podem apresentar fraqueza, alteração da consciência e até mesmo hemorragia.

O tratamento para a malária inclui comprimidos como cloroquina e depende de fatores como a espécie do protozoário infectante, a gravidade da malária, a idade e as condições de saúde de pacientes. Somente casos graves precisam ser hospitalizados imediatamente.

Como evitar doenças causadas por mosquitos?

De forma geral, a prevenção de doenças causadas por mosquitos envolve evitar o contato com os vetores por meio do uso de repelentes e roupas que cubram a pele exposta, especialmente no início da manhã e no fim da tarde, bem como evitar áreas de floresta. A eliminação de pontos de água parada também é uma ação fundamental para prevenir as enfermidades.

Em alguns casos específicos, a vacina pode ser utilizada para evitar as doenças. O imunizante contra a febre amarela é recomendado para quem frequenta áreas de risco, enquanto a vacinação contra a dengue é indicada apenas para quem já teve a enfermidade.

Fonte: Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, National Geographic Brasil

 
Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: