As doenças renais crônicas estão entre as dez principais causas de mortalidade no Brasil, segundo o estudo Saúde Brasil 2018, do Ministério da Saúde. Na semana em que se comemora o Dia Mundial Do Rim, diversas atividades são realizadas para alertar sobre a importância dos cuidados e prevenção à patologia.
Neste sábado, 16, acontece a ‘Caminhada e corrida pela saúde dos Rins’ e também ações de educação e prevenção às doenças renais, no Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, das 8h às 12h. O evento é gratuito e aberto ao público, que será orientado por uma equipe de médicos especialistas em nefrologia, nutricionistas e enfermeiros. A ação é promovida de forma conjunta pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SNB) e a DaVita Tratamento Renal.
O caminho para evitar a doença renal é a prevenção. No Brasil, estudos apontam que está crescendo o número de pessoas que têm a doença em estágio avançado. Diabetes e hipertensão juntas respondem por mais de 60% dos casos dos pacientes que dependem de diálise. A detecção precoce e a adoção de um estilo de vida saudável, desde o nascimento até a idade adulta, são fortes aliados para evitar as doenças renais crônicas — explica Dr. Maurilo Leite, diretor Médico da DaVita Tratamento Renal.
A doença renal é silenciosa, não apresenta sintomas e tem registrado crescente prevalência, alta mortalidade e elevados custos para os sistemas de saúde no mundo. No Brasil, mais de 80% dos pacientes dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). O envelhecimento populacional aliado às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), a exemplo da hipertensão e a diabetes, se apresentam como importantes fatores de risco.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a cada ano aproximadamente 21 mil brasileiros precisam iniciar tratamento por hemodiálise ou diálise peritoneal. A estimativa é que a enfermidade afeta um em cada cinco homens e uma em cada quatro mulheres com idade entre 65 e 74 anos, sendo que metade da população com 75 anos ou mais sofre algum grau da doença.
10 dicas para prevenção de doenças renais
A prevenção é considerada o melhor caminho contra a doença renal crônica. Além do histórico familiar, os pacientes devem observar os hábitos alimentares, o sedentarismo, o envelhecimento, a obesidade, a diabetes e a hipertensão, que são os principais fatores de risco.
Confira as dicas da DaVita Tratamento Renal:
– Controlar a pressão arterial;
– Controlar os níveis de glicose no sangue;
– Evitar medicamentos que fazem mal aos rins;
– Controlar os valores do ácido úrico;
– Evitar cigarro;
– Evitar bebida alcoólica em excesso;
– Manter um peso saudável;
– Aos homens – fazer exame de próstata;
– Procurar um médico nefrologista; e
– Realizar exames periódicos de sangue e urina.
Fonte: Jornal Extra
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo