Cientistas descobriram que pacientes depressivos têm mais chances de serem acometidos por problemas respiratórios, cardíacos e digestivos
Além do sofrimento inerente à depressão, pacientes com a doença precisam tomar cuidado com outras comorbidades, segundo uma pesquisa da Universidade do Sul da Austrália. Isso porque, de acordo com o estudo, o transtorno psiquiátrico foi identificado como sendo causa genética para 20 outras doenças.
A partir de informações de 337.536 participantes do banco de dados UK Biobank, os pesquisadores avaliaram fatores de risco entre depressão e 925 doenças. O trabalho foi publicado na revista especializada Molecular Psychiatry.
Eles encontraram associações entre a depressão e uma série de doenças respiratórias, cardíacas e digestivas, incluindo asma, doenças coronarianas, colesterol alto, esofagite, gastroenterite, infecções por Escherichia coli (bactéria que atinge o trato intestinal) e distúrbios do sistema urinário.
O levantamento também mostrou que a depressão está associada a múltiplas complicações hemorrágicas inflamatórias e até gastrointestinais, que podem acontecer devido a efeitos colaterais de medicamentos usados para tratar a doença ou mesmo devido à maior ocorrência de infecções por e-coli. Ambas as situações podem ser evitadas, de acordo com os cientistas.
Segundo os pesquisadores, entender a relação entre a depressão e outras doenças pode reduzir a incidência das comorbidades. A pesquisa serviria como alerta para pacientes depressivos, que devem ser acompanhados mais de perto.
Fonte: Metrópoles
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo