A “melhor idade” biológica para ter um bebê está claramente desfasada, então, nos resta eleger a “melhor idade” sociológica. Dr. John Mirowsky, professor de sociologia na Faculdade de Artes Liberais, apresentou um estudo feito com 2.215 mulheres que foram acompanhadas por 8 anos de suas vidas e revela qual a melhor idade para se ter um filho nos dias atuais. Apesar de a idade ideal já ter sido apontada como de 23-27 anos. O trabalho feito pelo sociólogo concluiu que a melhor idade para ser mãe é aos 34 anos!
Este estudo levou em consideração apenas a vida social, carreira e maturidade psicológica. Não deu outra, aos 34 anos as mulheres já puderam desfrutar da juventude, já se acertaram nas suas carreiras e são muito mais maduras para educar e cuidar de seus filhos. As mulheres com mais de trinta estão geralmente envolvidas em relacionamentos mais sérios com os seus parceiros, elas ainda desfrutam de uma renda mais estável e tem bastante experiência na vida. O risco de sofrer de depressão pós-parto é muitíssimo menor.
De acordo com a pesquisa nos Estados Unidos, os benefícios para a saúde da mulher ao retardar a maternidade só aumentam ano após ano. A mulher deve iniciar seus projetos de ter filhos aos 27 anos, no entanto, segundo o sociólogo a idade ideal é 34 anos. No entanto, os médicos alertam as mulheres que nos últimos 35 anos , o risco de complicações e de desenvolvimento aumenta de doenças crônicas. Nessa idade, as mulheres devem planejar suas gravidezes sob rigorosa supervisão médica.
Mas atenção, pelo motivo dos riscos é recomendado que as mulheres com mais de 35 anos de idade que desejem engravidar façam a consulta com médico, anteriormente, para avaliação da forma ampla do próprio quadro de saúde.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo