Centenas de pessoas tiveram sintomas como erupção cutânea, febre, dor de cabeça e náusea 24 horas após competição no condado de Sonoma, na Califórnia; entenda os casos
O Departamento de Serviços de Saúde do condado de Sonoma, na Califórnia, nos Estados Unidos, alertou no último dia 23 de agosto para a ocorrência de vários relatos de infecção bacteriana em mais de 100 participantes de uma “corrida da lama”.
A corrida Tough Mudder (significa “lamacento durão”, em tradução livre) ocorreu nos dias 19 e 20 de agosto no autódromo Sonoma Raceway. Cerca de 24 horas depois do evento, mais de uma centena de participantes relataram sintomas — e vários deles foram diagnosticados mais tarde com infecção por uma bactéria comedora de carne humana (Aeromonas hydrophila).
De acordo com o Departamento de Serviços de Saúde do condado de Sonoma, indivíduos apresentaram sintomas como erupção cutânea, febre, dor de cabeça, dor muscular e náusea/vômitos. Esses incômodos podem ser sinais tanto da Aeromonas quando de uma doença bacteriana menos grave, causada por estafilococos, chamada dermatite cercariana.
Contudo, Matt Brown, especialista em comunicações do condado de Sonoma, disse à emissora NBC News que o departamento de saúde confirmou sete casos de infecção por Aeromonas hydrophila até agora, com base em relatórios médicos enviados ao condado. “Nosso departamento de saúde recebeu dezenas de telefonemas e e-mails de participantes preocupados com sua saúde ou relatando sintomas”, disse ele.
Até quarta-feira (23), 112 participantes contataram os organizadores da Tough Mudder para relatar seus sintomas, de acordo com um e-mail fornecido à NBC News. A declaração dizia que ter sido escrita em nome de 344 participantes da corrida, incluindo familiares e amigos que também correram, mas não foram nomeados ou copiados no e-mail.
Em resposta ao grupo, um representante da Tough Mudder escreveu que a organização concluiria a sua própria investigação, garantindo que o aconselhamento de saúde chegasse a todos os participantes e ajudasse o departamento de saúde do condado de Sonoma.
Um dos participantes da “corrida da lama”, David Long, de 57 anos, disse à NBC que correu com vários colegas de trabalho e depois teve febre, calafrios e lesões do tornozelo ao peito naquela noite. Ele procurou atendimento médico no dia seguinte e afirmou que testou positivo para Aeromonas na sexta-feira (25).
Segundo o site Live Science, o porta-voz da pasta contou que o Departamento de Serviços de Saúde de Sonoma opera sob a suposição de que a bactéria Aeromonas está por trás da maioria das infecções ligadas ao evento. “Estamos solicitando que os médicos obtenham culturas de pacientes infectados e nos relatem os resultados”, disse.
Fonte: Revista Galileu
Participantes de pista de lama da competição Tough Mudder contraíram bactéria comedora de carne humana — Foto: Tough Mudder/Reprodução/Facebook
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post