Ministério da Saúde incorpora vacina contra à dengue no SUS; saiba mais sobre o imunizante
22 de dezembro de 2023

Os resultados dos estudos com a vacina mostraram que um ano após a imunização com as duas doses, houve uma redução de 80,2% dos casos de dengue sintomática. Saiba mais!

O Ministério da Saúde incorporou, nesta quinta-feira (21), a vacina contra a dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. Segundo a pasta, a vacina conhecida como Qdenga não será utilizada em larga escala em um primeiro momento, pois a fabricante, Takeda, afirmou que tem uma capacidade restrita de fornecimento de doses. Por isso, a imunização será focada em público e regiões prioritárias. A incorporação do imunizante foi analisada e recomendada pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

O próximo passo é definir qual será o grupo prioritário da vacina e as regiões com maior incidência da doença para a aplicação das doses. A definição dessas estratégias deve ocorrer nas primeiras semanas de janeiro. O laboratório prevê que sejam entregues 5.082 milhões de doses em 2024, entre fevereiro e novembro. Em seu perfil no Instagram, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou que a vacinação deve começar em fevereiro do próximo ano.

Vacina Qdenga protege contra os quatro sorotipos do vírus — Foto: Divulgação
Vacina Qdenga protege contra os quatro sorotipos do vírus — Foto: Divulgação

“O Ministério da Saúde avaliou a relação custo-benefício e a questão do acesso, já que em um país como o Brasil é preciso ter uma quantidade de vacinas adequada para o tamanho da nossa população. A partir do parecer favorável da Conitec, seremos o primeiro país a dar o acesso público a essa vacina, como um imunizante do SUS. E, até o início do ano, faremos a definição dos públicos-alvos, levando em consideração a limitação da empresa Takeda do número de vacinas disponíveis. Faremos priorizações”, explicou Nísia Trindade.

Fonte: Crescer

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: