Mensalmente a Esteticista Lenice Lima vai estar falando para os Leitores do Seropédica Online sobre tratamento de embelezamento corporal, facial e capilar.
Gerenciamento da Pele
Vamos falar como deixar a sua pele linda e saudável com o programa de gerenciamento facial.
Mas o que é ?
Como funciona ?
– Consiste na associação de procedimentos estéticos que visam estimular colágeno, atenuar linhas finas, melhorar a textura e clarear a pele, reduzir poros dilatados, controlar oleosidade, acnes, promover hidratação, nutrição necessária para ter uma pele linda e principalmente saudável. O processo inclui uma combinação de varias terapias para esse fim, podendo ser feitos em uma mesma sessão ou sessões individuais.
Para facilitar o entendimento dos procedimentos, vamos primeiramente entender um pouco sobre a pele suas estruturas e fisiologia.
O tegumento humano, mais conhecido como pele, atua como um manto com a finalidade de revestir o organismo, e o maior órgão do corpo humano. E responsável por diversas funções.
Funções:
- Proteger o organismo contra a perda de água por evaporação e contra o atrito;
- Serve como grande receptor para as sensações gerais (dor, pressão, tato, temperatura);
- Colabora na termo regulaçãodo corpo; (controle térmico e sensorial)
- Participam na excreção de várias substâncias;
- Proteção contra os raios ultravioleta;
- Formação da vitamina D3;
- Importante papel nas respostas imunitárias do organismo. (reduzindo a penetração de substancias químicas e microrganismos)
- Na pele, observam-se várias estruturas anexas, que são os pelos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas.
A pele esta subdividida em 3 camadas principais: a epiderme, a derme e a hipoderme ( tela subcutânea).
A epiderme: composta de tecido epitelial, e avascular de origem ectodérmica, e a camada mais externa, tem a característica escamosa, estratificada e esta em continua renovação. A medida que envelhecem, as células epidérmicas tornam achatadas, e passam fabricar e a acumular dentro de si uma proteína resistente e impermeável a queratina ( os queratinocitos que produz a queratina).
Ao se tornarem repletas de queratina, morrem e constituem um revestimento resistente ao atrito e impermeável a agua denominado camada ( estrato) córnea ou queratinizada.
Epiderme:
A epiderme é constituída por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado. E avascular, de origem ectodermica, esta em continua renovação A característica da pele difere na maior parte da superfície do corpo. Há locais, como a palma da mão e a planta dos pés, onde a epiderme é muito mais espessa e a pele é denominada pele espessa. Em outros locais, a epiderme é mais fina, sendo denominada pele delgada. A medida que envelhecem, as celulas epidermicas tornam achatadas, e passam a fabricar e a acumular uma proteina resistente e impermeavel, a queratina. Ao se tornar repletas de queratina, morrem e constituem um revestimento resistente e impermeavel a agua, formando assim estrato corneo.
Na pele espessa, podem ser distintas cinco camadas na epiderme: Camada basal, camda espinhosa, camada granulosa, camada lucida, camada cornea.
Derme:
É o tecido conjuntivo sobre o qual se apóia a epiderme, e vascularizada (provoca sangramento, em caso de cortes profundos) de origem mesodermica. O tecido conjuntivo propriamente dito apresenta-se de muitas formas, as quais são caracterizadas pelos tipos de células que as compõe e pelas fibras. Tais células podem ser: fibroblastos, fibrócitos, macrófagos, linfócitos, plasmócitos, mastócitos e células adiposas.
As principais células da derme são os fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras colágenas e elásticas e da substância fundamental. Sua superfície externa é irregular, observando saliências chamadas de papilas dérmicas. As papilas aumentam a área de contato derme-epiderme, trazendo maior resistência à pele.
Descrevem-se na derme duas camadas, de limite poucos distintos, que são: a camada papilar que é a mais superficial e a camada reticular, mais profunda.
A camada papilar é delgada, constituída por tecido conjuntivo frouxo.
A camada reticular é mais espessa, constituída por tecido conjuntivo denso não modelado. Ambas contem muitas fibras e elásticas, responsáveis, em parte, pela elasticidade da pele. Além dos vasos sanguíneos e linfáticos, e dos nervos, também são encontradas na derme as seguintes estruturas: pêlos, glândulas sebáceas e sudoríparas.
Hipoderme:
Também chamado de tecido (tela) subcutâneo, é formado por tecido conjuntivo frouxo. É a camada responsável pelo deslizamento da pele sobre estruturas na qual se apóia. Dependendo do grau e nutrição do organismo, a hipoderme poderá ter uma camada variável de tecido adiposo que, quando desenvolvida, constitui o panículo adiposo. O panículo adiposo proporciona proteção contra o frio.
A hipoderme é rica em células que armazenam gordura (adipócito) e tem como função principal a reserva energética, proteção contra choque mecânico e isolante térmico.
A pele é o órgão que mais revela os sinais de envelhecimento e também o mais acessível ao estudo dos processos que levam a envelhecer. Esse processo que ocorre de forma gradativa é um fenômeno fisiológico e não poupa qualquer tipo de tecido. O colágeno torna-se mais rígido e a elastina perde sua elasticidade natural. Há uma redução do número de fibras elásticas. O declínio das funções do tecido conjuntivo faz com que as camadas de gordura sob a pele não consigam se manter uniforme e a degeneração das fibras elásticas, aliada a menor velocidade de troca e oxigenação dos tecidos provoquem a desidratação da pele tendo como resultado as rugas. Por isso a importancia de um gereciamento da pele, com o objetivo de retardar os sinais do envelhecimento, pois uma pele bem nutrida e hidratada promove regeneração celular e mantem sua integridade.
No próximo encontro vamos falar dos procedimentos utilizados no gereciamento facial.
By Lenice Lima
Esteticista (Graduada Estética e Cosmética)
Pós graduada Farmacoterapia Estética
Pós estética e Cosmetologia
Rede social
@estheticdiamond
@lenicecats
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post