Dengue: vacinação vai começar em breve em Seropédica, mas cuidados preventivos devem continuar
10 de fevereiro de 2024

A Dengue retornou com força, se você está com estes sintomas, Febre alta, Dor no corpo e nas articulações, Dor atrás dos olhos, Mal-estar, Dor de cabeça, Manchas vermelhas no corpo, pode ser Dengue, procure imediatamente atendimento médico nestas seguintes localidades em Seropédica; Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no km 45 da Antiga Rio São Paulo (BR 465), Pré-Hospitalar Dr. José Bueno Lopes no Centro do Município, Unidade Básica de Saúde (UBS) km 40, atrás do Brizolão, e Maternidade Municipal de Seropédica, referência para Gestantes, orienta o Secretário de Saúde, Renê Vigné.

Requer um diagnóstico médico

Os sintomas são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode ser fatal.

Como combater

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Alternativas de proteção

Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.

Entretanto, mesmo com a ampliação da vacinação contra a dengue, os cuidados preventivos para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, devem ser mantidos.

A vacina é mais uma arma dentro das medidas de controle que nós temos para o evitar a ocorrência da dengue. Mas as formas principais para a gente evitar a ocorrência da dengue claro que inicia com o saneamento básico, com cuidado para evitar a ocorrência de lixo ou a necessidade de armazenamento de água para uso de água potável.

Lembrando que o Mosquito Aedes aegypti não transmite somente dengue. Ele transmite também Chikungunya, zika vírus e por isso, devemos estar nos organizando sempre. 75% dos casos acontecem por infecções que se dão nas casas devido a resíduos sólidos com água, que permitem que os mosquitos se alastrem e, portanto, nós devemos nos preocupar sempre com o combate ao mosquito.

A moradora Ednalva do Bairro Campo Lindo, destaca; “Estou me prevenindo passando o repelente. Aqui em casa também tem bastante planta e a gente sempre está dando uma olhada. Eu deixo todas as plantas sem os pratinhos para não acumular água. As garrafas a gente as deixa viradas para baixo. E também pedindo aos nossos vizinhos para tomarem cuidado com o seu quintal. Muitos lugares onde eu passo que eu vejo que tem um copinho descartável com água eu pego, derramo a água e boto no lixo, porque a gente quem tem que se cuidar”, afirma.

É preciso pensar na contribuição da população como efetiva e permanente. No entanto, é importante separar as obrigações do poder público no combate e prevenção da dengue.

O Seropédica Online, tem acompanhado as obras realizadas pela Prefeitura de Seropédica pelos bairros do município, e temos notado que em muitos lugares a Secretaria de Serviços Públicos recolhe Entulho e Lixos Espalhados pelas ruas e no outro dia moradores destas localidades voltam a jogar lixos e entulhos nos mesmos locais. Isto acontece mesmo com o Caminhão coletor de lixo Domiciliar passar três vezes por semana nestes locais.

Moradores Jogam Lixo e Entulho nas vias de Seropédica, criadouros de mosquito

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: