Quatro estudos apresentados na Conferência Experimental Biology durante este ano indicam que as mangas podem ter potencial na prevenção de distúrbios no metabolismo e diabetes. No primeiro estudo, uma equipa de investigadores do Departamento de Nutrição e Ciência Alimentar da Universidade Texas A&M (TAMU) examinou como é que os indivíduos magros e obesos absorveram, metabolizaram e excretaram o ácido gálico, galloyl glicosídeos e galotaninas após o consumo da fruta manga por 6 semanas.
De acordo com os investigadores, comer mangas durante um longo período pode aumentar os efeitos anti-inflamatórios da fruta em comparação com o consumo menos frequente.
Noutro estudo da mesma universidade, uma equipa de cientistas avaliou os efeitos metabólicos do consumo diário de manga por seis semanas entre participantes magros e obesos. Os investigadores observaram que comer mangas diariamente durante o período de estudo ajudou a reduzir os níveis de pressão arterial em participantes magros. Eles também descobriram que o consumo diário ajudou os participantes obesos a manter a homeostase de glicose a longo prazo.
Num 3º estudo da mesma universidade avaliaram como o consumo de manga afecta a flora intestinal em indivíduos magros e obesos. A equipa de cientistas também investigou o potencial da fruta na contenção de metabólitos de galloyl e actividades anti-inflamatórias. Concluiu que os derivados de galloyl da manga podem conter potencial terapêutico no tratamento da obesidade e desordem metabólica. No entanto, os especialistas observaram que são necessários efectuar estudos em grande para confirmar a descoberta.
O 4º estudo, realizado por investigadores da Universidade do Estado de Oklahoma avaliou as respostas pós-prandial de homens saudáveis depois de um pequeno-almoço rico em gordura com ou sem batido de manga. Os especialistas descobriram que beber o batido da manga levou a resultados diferentes no pós-refeição.
Estes estudos recentes confirmaram as pesquisas anteriores que demonstraram os efeitos benéficos das mangas em pacientes com diabetes. Por exemplo, um estudo realizado por investigadores da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Estadual de Oklahoma descobriu que o consumo de manga pode baixar os níveis de glicose no sangue em adultos obesos. O estudo mostrou que os pacientes apresentavam níveis de açúcar no sangue relativamente mais baixos no final do estudo. Os participantes masculinos também apresentaram reduções na circunferência da cintura.
Fonte: Saúde Natural
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo