A vacina contra Covid-19 abriu novo caminho contra a esclerose múltipla. A farmacêutica BioNTech testou com sucesso uma “versão” da vacina em ratos, capaz de reverter paralisia semelhante à de pacientes com esta doença, de acordo com o El País. Os especialistas acreditam até que não há limites de aplicação a outras infecções e doenças.
A equipe de investigadores que desenvolveu a primeira vacina eficaz contra o coronavírus publicou um estudo na revista científica Science, ainda em fase inicial, que mostra um tratamento baseado num RNA mensageiro modificado tem sido bem tolerado por animais.
A injeção é muito semelhante à da vacina contra a Covid-19 mas, neste caso, produz uma proteína capaz de modular o sistema imunológico. Os ratos tratados primeiro mostraram uma paragem nos primeiros sintomas e depois uma reversão da doença. Em alguns casos, a vacina reverteu a paralisia sofrida pelos animais.
Existem atualmente mais de 10 tratamentos aprovados para esclerose múltipla em humanos. São medicamentos que modulam a resposta do sistema imunológico, mas apresentam efeitos colaterais, como reduzir a eficácia das defesas contra outros agentes patogénicos.
Um tipo de abordagem barato de se produzir e que poderia ajudar a controlar “doenças autoimunes complexas”, concluem os autores do trabalho.
Fonte: Isto é Dinheiro
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post