Aprenda quais Alimentos ajudam a cuidar do seu Coração
28 de março de 2022

Quando falamos em saúde, estamos falando também daquilo que escolhemos colocar dentro do nosso corpo. A nossa comida importa. É cada vez mais importante a reflexão de como nossa alimentação afeta a nossa saúde. Você provavelmente já está começando a pensar em frutas, legumes e vegetais e, embora sejam ótimos para você, há muito mais opções de alimentos que você pode comer para ajudar seu coração. Se você está procurando evitar doenças cardíacas, existem alimentos mais do que suficientes que você pode procurar incorporar à sua dieta para te ajudar nisso.  Leia esta lista de alimentos e suas propriedades para te auxiliar nessa jornada rumo a uma vida mais saudável!

Grão de Bico

Rico em fibras, ele possui ácido fólico, indispensável na dieta de mulheres grávidas, já que previne problemas no feto. Ele também é rico em nutrientes e proteína vegetal, faz bem para a digestão, e tem 30% de proteína, e zinco, potássio, cálcio, magnésio e regula o açúcar. Mesmo o grão-de-bico sendo pequeno, ele contém nutrientes fantásticos para o sistema cardiovascular. Eles são carregados com fibras, potássio e vitaminas. Sem mencionar que eles podem diminuir o colesterol e reduzir o risco de doenças cardíacas. Se consumido diariamente, reduz o nível de colesterol ruim.

Café

Quando você bebe o café, uma parte dessa substância vai para o seu cérebro e gera uma série de reações químicas que faz com que ele trabalhe mais rapidamente, melhorando seu humor, energia, memória, tempos de resposta e funcionamento cognitivo geral. Acontece que essa bebida amarga pode ser ótima para o coração. Beber moderadamente reduzirá o risco de doenças coronárias, insuficiência cardíaca e derrame. A cafeína também é um potente estimulante psicoativo. Boas notícias para os fãs do café!

Cranberries

A fruta também pode ser usada como suplemento alimentar que pode ajudar a prevenir e tratar infecções urinárias e úlceras no estômago provocadas por Helicobacter pylori, assim como ajuda a prevenir o surgimento de doenças do coração e câncer. Também conhecida como Oxicoco, esta fruta não é apenas deliciosa, mas também é cheia de muitos antioxidantes e outros nutrientes. Não estaria nesta lista se não ajudasse a diminuir o risco de doenças cardíacas. Além disso, também previne infecções do trato urinário e diminui o risco de doenças gengivais, úlceras estomacais e até câncer.

Cranberries: Benefits, nutrition, and risks

Figos

Figo ajuda no controle do colesterol, a previnir doenças cardiovasculares, a emagrecer, deixar a pele bonita e saudável, a tratar diabetes, os figos secos são fonte de energia, em suma o fruto ajuda a prover mais saúde e disposição. Os figos estão seriamente subestimados. Eles são uma grande fonte de nutrientes que são incríveis para o coração. Esta fruta doce é cheia de cálcio e fibras. Pode até reverter os efeitos das doenças cardiovasculares! Sinta-se à vontade para adicioná-los aos smoothies que você faz para um impulso extra de saúde.

Sementes de Linhaça

A linhaça é a semente do linho (Linum usitatissimum) muito utilizada na culinária. Sua planta é conhecida desde 5 mil a.C., na região da Mesopotâmia. Ela é considerada um alimento funcional, trazendo benefícios para o coração, intestino e até mesmo prevenindo alguns tipos de câncer. Se por acaso você não comer muito peixe ou nozes, deve comer sementes de linhaça! Elas estão cheias de ácidos graxos ômega 3, que são vitais para o coração. Você pode adicioná-la como cobertura em quase tudo. As pequenas sementes são carregadas também com antioxidantes e estrogênio.

Pimenta Malagueta

A pimenta picante contém capsaicina, que ajuda a baixar a pressão arterial e os níveis de colesterol. É um ótimo alimento para incorporar à sua dieta em favor do seu coração, cuidado para não ingerir uma inteira! Aqui nos concentramos nas verdadeiras red hot chili peppers, e não na banda, que fique clao! As pimentas do gênero Capsicum (vermelha, malagueta, dedo-de-moça, cambuci, jalapeño, americana, cumari-do-pará, de cheiro, murupi, entre outras) possuem substâncias que previnem doenças como diabetes, câncer e problemas do coração. Os antioxidantes são importantes também por combaterem o envelhecimento precoce.

Saiba como cultivar as suas sementes de Pimenta Malagueta - Ciclo Orgânico

Gengibre

O consumo regular da especiaria diminui o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão, e também de doenças coronárias. O gengibre também é conhecido por auxiliar na perda de peso, combater azia e gases intestinais, atuar como antioxidante e anti-inflamatório, melhorar náuseas e vômitos, proteger o estômago contra úlceras, prevenir o câncer cólon-retal, regula a pressão arterial. Quando tomado junto com limão, fortalece o sistema imunológico e melhora o funcionamento do intestino, o limão potencializa o gengibre, pois também é capaz de acelerar o metabolismo. Ótimos motivos para que muitas pessoas adorem gengibre!

Toranja

A toranja também é até recomendada na dieta DASH – um plano de dieta feito para reduzir a pressão arterial. Além disso, elas também são de grande ajuda para: combater a falta de apetite, combater a depressão, melhorar a circulação, eliminar cálculos biliares, combater o cansaço, melhorar as espinhas, por deixar a pele menos oleosa, combater gripe, resfriado e a dor de garganta e auxiliar na digestão. Você sabia que as toranjas contêm fibras, potássio, licopeno e colina? Eles são todos ótimos nutrientes que ajudarão a manter seu coração saudável.

Chá Verde

O nutrólogo Edson Credidio explica: ” O chá verde apresenta a catequina que é um antioxidante, o flavonóide que tem uma ação vascular, a cafeína que melhora a parte cognitiva e melhora a parte cardíaca, e apresenta vitaminas também do complexo b, complexo c e vitamina k”. Este chá refrescante é rico em antioxidantes. Sem mencionar que também ajuda a prevenir o acúmulo de placa arterial. Para finalizar, também reduz o LDL, o colesterol e os triglicerídeos. Se você quer manter seu coração saudável, o chá verde é a melhor opção!

Feijão Vermelho

O feijão vermelho também é uma grande fonte de ácido fólico e mantém os ossos fortes por conter manganês e cálcio. Juntamente com outros minerais, podem ajudar a prevenir a osteoporose. Também importante para o aparelho digestivo, o feijão possui a fibra insolúvel, que ajuda a manter a regularidade intestinal. O feijão vermelho é uma ótima fonte de magnésio, proteína e folato. Eles têm baixo teor de gordura e alto teor de fibras, o que significa que reduzem os níveis de homocisteína e reduzem o risco de derrame, doenças cardíacas e até câncer.

Laranjas

Além da famosa vitamina C, a laranja também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Contém fibras, pectina e flavonóides, que aumentam seu valor nutritivo. Acima de tudo, porém, o principal benefício da laranja são suas propriedades antioxidantes. A fruta pode ser refrescante e matar a sede, mas, além disso, pode ajudar a absorver o colesterol dos alimentos. Ela é carregada com fibras e nutrientes como vitamina C e potássio. Todos esses componentes são ótimos para eliminar o sódio e reduzir a pressão arterial. Quem não ama laranjas?

Couve Tipo Kale

Rico em vitamina C, fortalece a imunidade e auxilia na absorção de ferro, a vitamina E é antioxidante, combatendo os radicais livres e envelhecimento celular, sua vitamina K, é essencial para a coagulação e também ajuda na fixação do cálcio no organismo. Este membro da família do repolho é super saudável para você e seu coração. É repleto de nutrientes que ajudam a manter seu sistema cardiovascular saudável e a combater doenças cardíacas. Possui muitos ácidos graxos ômega-3, antioxidantes e fibras. Sem mencionar que tem baixo teor de gordura e calorias.

Alho

O alho reduz o colesterol, desintoxica o corpo, combate viroses, melhora a saúde óssea, melhora o rendimento físico e mental. Vale ressaltar que se você não gosta do sabor, pode consumir alho na forma de comprimido! Embora o alho seja bom para manter os vampiros afastados, você também deve saber que ele pode diminuir o nível de placa nas artérias, diminuir a pressão arterial e diminuir as enzimas que restringem os vasos sanguíneos. Além disso o alho previne a doença de Alzheimer e várias outras doenças degenerativas, como a demência.

Vinho Tinto

O vinho pode melhorar a saúde do coração, seu consumo moderado está ligado a um menor risco de diabetes, consumir vinho pode prevenir doença de Alzheimer e demência além de poder ajudar na redução dos sintomas da depressão. Você pode beber vinho tinto – com moderação. Os especialistas descobriram que beber vinho pode aumentar seus níveis de HDL e prevenir o acúmulo de colesterol. Ele também tem muitos antioxidantes que evitam a formação de coágulos sanguíneos, mantendo os vasos flexíveis. Você não precisa desistir de tudo pela sua saúde!

Chocolate

Um estudo de Harvard disse que o consumo regular de cacau cru leva a uma melhora da pressão sanguínea e também à ausência de hipertensão, o que pode contribuir para doenças cardíacas. Outros benefícios são: combater Câncer de intestino, bem-estar, fluxo arterial, saúde do coração, saúde cerebral, ajuda na gravidez, ataques cardíacos, alívio de dores. Outra coisa que você pode fazer é chocolate! Não há problema em comer de vez em quando. O doce vai fazer você se sentir melhor instantaneamente, sem mencionar que diminui o risco de doenças cardíacas e derrames.

Lentilhas

Comer lentilhas faz bem porque é um alimento rico em vitaminas e minerais possuindo apenas 93 calorias por porção de 100 gramas. As lentilhas podem ser um ótimo complemento alimentar, pois seu sabor é incrível. No entanto, vamos nos concentrar mais nos benefícios saudáveis para o coração que essas leguminosas têm. Além de ser uma grande fonte de potássio, proteína e magnésio, eles também reduzem o risco de doenças cardíacas e derrames. Outros benefícios são a redução da pressão arterial, os níveis de colesterol e o risco de acúmulo de placa.

Amêndoas

Comer amêndoas pode ser uma boa opção para quem quer engordar porque 100 g de amêndoas têm 640 calorias e 54 gramas de gorduras de boa qualidade. Todos nós sabemos como as amêndoas são deliciosas, mas você também deve se lembrar que elas podem melhorar as funções cognitivas, combater doenças cardíacas e reduzir o colesterol. Graças ao seu alto nível de esteróis vegetais, eles também ajudam a prevenir a absorção de LDL. Outro benefício é ajudar a tratar a osteoporose, porque ela é um alimento rico em cálcio e magnésio.

Romãs

A romã ajuda a aumentar os antioxidantes do fígado ajudando as defesas e eliminação as toxinas. A fruta ainda é importante na prevenção de câncer de próstata. Você pode adicionar romãs a qualquer coisa, desde smoothies a saladas. Elas também são cheias de antioxidantes e coisas boas que protegem suas artérias da oxidação da placa, além de combater doenças cardíacas. Estudos demonstraram que também ajuda a prevenir câncer de próstata, diabetes, derrames e até mesmo o mal de Alzheimer. Para culminar, é ótima para os seus dentes, pele e articulações também!

Amoras

A amora-silvestre possui propriedades diurética, antidiarreica, antioxidante, reguladora intestinal, cicatrizante, anti-inflamatória e antimicrobiana. Também é rica em minerais e ferro. Também conhecidas como Mirtilos, são deliciosos e incrivelmente saudáveis. Eles estão cheios de antioxidantes e outros nutrientes. Acontece que três porções de mirtilos por semana podem fazer maravilhas para a sua saúde! Eles previnem o acúmulo de colesterol, melhoram a pressão arterial e protegem contra o acúmulo de placa arterial. Outros benefícios de comer mirtilos são a eliminação do câncer e a redução do risco de doenças cardíacas.

Beterraba

A beterraba é uma delícia em todas as formas! As beterrabas ajudam também a diminuir a pressão alta pois contém nitratos que ajudam relaxar os vasos sanguíneos, ela também melhora o rendimento físico já que relaxa os vasos sanguíneos permite que mais nutrientes cheguem aos músculos. A beterraba tem altos níveis de minerais e antioxidantes. Elas podem diminuir os níveis de homocisteína, reduzir o risco de doenças cardíacas, fortalecer vários órgãos e até prevenir o câncer! Muitas pessoas gostam de comê-las em saladas, mesmo em conserva e também em sopa.

Salmão

Além disso, rico em vitaminas e minerais, o salmão é considerado um ótimo antioxidante. Isso significa que combate o excesso de radicais livres no nosso corpo, que por sua vez oxidam as nossas células, o que pode acabar resultando em, por exemplo, envelhecimento precoce. Também conhecido como “frango do mar”, o salmão tem muitos ácidos graxos ômega-3 e outros nutrientes que ajudam a reduzir os níveis de triglicerídeos, afrouxar os vasos sanguíneos, prevenir coágulos sanguíneos e também combater doenças cardíacas.

Cúrcuma

A cúrcuma também é conhecida por ajudar a prevenir o câncer, ser anti-inflamatório, reduzir o colesterol, diminuir a oxidação do LDL, inibir a agregação de plaquetas, prevenir doenças como Alzheimer e Parkinson, e também diminuir o tamanho da trombose no infarto do miocárdio. A cúrcuma tem um composto ativo, a curcumina, que ajuda a prevenir o aumento do coração. Outros benefícios de comer essa especiaria são que ela previne a obesidade, reduz a pressão arterial e até previne vasos sanguíneos disfuncionais. Sem mencionar que ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas.

Sementes de Chia

Alguns benefícios das sementes de chia são: controlar a diabetes, melhorar a saúde intestinal, ajudar a diminuir o peso, reduzir o risco de doenças cardiovasculares, evitar o envelhecimento precoce, regular o colesterol, e, por fim, o fortalece os ossos. Provavelmente, você já ouviu falar das sementes de chia e como elas são saudáveis. As sementes podem ser usadas em smoothies e saladas e são cheias de antioxidantes, proteínas, fibras e ômega-3, entre muitas outras coisas. Elas ajudam a reduzir os níveis de colesterol e manter a saúde cardiovascular.

Maçãs

Rica em água e vitaminas, a maçã tem os outros benefícios: diminuição do colesterol ruim; controle da diabetes, porque tem baixo índice glicêmico; ajuda a emagrecer, porque tem poucas e tem água e fibras que diminuem o apetite. Existem inúmeras opções para escolher e você também pode classificá-las por cores e sabores. Todos nós já ouvimos esse ditado sobre comer uma maçã por dia. As maçãs são uma grande fonte de minerais, antioxidantes e vitaminas. Tudo isso diminui o risco de doenças cardíacas e a pressão arterial.

Abacate

Diversos estudos também apontam que a alta ingestão de potássio reduz a pressão sanguínea, o que acaba tornando o abacate um grande aliado na prevenção de doenças como derrames, ataques cardíacos e até mesmo insuficiência renal. O abacate vem ganhando bastante reputação e repercussão ultimamente. A tendência se popularizou tanto que já existem lojas totalmente especializadas e dedicadas à fruta. Cheio de potássio, antioxidantes e gorduras monoinsaturadas que ajudam a reduzir o colesterol, o abacate pode ajudar a melhorar a saúde cardíaca e reduzir o risco de doenças cardíacas.

Vegetais Verde-Escuros

Os vegetais verde-escuros são fundamentais em uma alimentação focada em cuidar do coração. Esses alimentos são ótimas fontes de magnésio, cálcio e potássio. Variando as quantidades entre um e outro, mas que se consumidos com frequência, garantem o aporte dos minerais. Alguns exemplos desses vegetais são rúcula, couve e agrião. Esses alimentos tem minerais que atuam juntos para regular a pressão arterial, mantendo no ritmo a contração do músculo cardíaco. Eles são os campeões em compostos antioxidantes uma vez que ajudam a inibir a ação dos radicais livres, as moléculas que se formam naturalmente no organismo e agridem as células.

Vegetais Verde Escuros

Espinafre

O espinafre é uma hortaliça que traz benefícios para a saúde tais como prevenir anemias e câncer de cólon, uma vez que é rico em ácido fólico e antioxidantes. Esse vegetal pode ser consumido em saladas cruas ou cozidas, em sopas, refogados e sucos naturais, sendo uma opção fácil e barata para enriquecer a dieta com vitaminas, minerais e fibras. Incluir o espinafre na alimentação traz os seguintes benefícios: prevenir a diminuição da visão com o avançar da idade, diminuir o risco de câncer de cólon, evitar anemia, proteger a pele contra o envelhecimento precoce além de também ajudar a emagrecer.

Espinafre

Brócolis

O brócolis é um incrível alimento para complementar uma dieta saudável. Ele pode ser consumido de várias maneiras e, além de saboroso, pode ajudar a combater várias doenças e ainda substituir parte da proteína normalmente obtida através da ingestão da carne. Esse alimento é uma incrível fonte de cálcio, rico em proteínas que também ajudam a perder peso e controlar o açúcar no organismo. Ele também combate o câncer, previne doenças cardíacas uma vez que alguns dos componentes do brócolis ajudam a evitar o aparecimento de doenças do coração. O cálcio, potássio e magnésio, ajudam o organismo a manter o controle da pressão sanguínea.

Brócolis

Oleaginosas

Mais uma ótima opção de alimento para você adicionar na sua dieta de cuidados com o seu coração. Caso você procure por opções de lanches práticos, acabou de encontrar a solução! As oleaginosas representam e agrupam as nozes, amêndoas, castanhas, macadâmias e pistaches, que você pode levar para qualquer lugar e garantir as gorduras saudáveis que você precisa tais como o ômega 3. Inclusive, melhora a função vascular em diabéticos, aumentando a sensibilidade à insulina. Excesso de glicose circulante também pode prejudicar as artérias e vasos sanguíneos, bem como as gorduras saturadas.

Oleaginosas

Iogurte

Os iogurtes também podem ser uma excelente adição nos cuidados com a alimentação. Estudos demonstram que um intestino saudável, com boas quantidades de bactérias benéficas, diminui o risco de doenças cardíacas. O motivo é que elas melhoram a digestão de alimentos e absorção de nutrientes que incluem antioxidantes, vitaminas e fibras. Iogurtes naturais carregam consigo probióticos, ou seja, micro-organismos vivos que realizam essas funções. Probióticos são microrganismos vivos promovidos com a alegação de que proporcionam benefícios à saúde no momento em que consumidos, normalmente melhorando ou restaurando a flora intestinal. Os probióticos são geralmente considerados seguros para consumo.

Iogurte

Aveia

Muito semelhante aos feijões, a aveia também é rica em fibra solúvel e geralmente é bem aceita por todas as idades. Pode ser utilizada na forma de farelo, farinha ou em flocos, junto com frutas: banana, mamão, maçã, pera, morango, etc. A aveia contribui para melhorar o bom funcionamento do organismo e é aconselhável como preventivo para várias doenças e para a manutenção da saúde de muitos órgãos do corpo. Os flocos de aveia contêm uma boa quantidade de proteína em comparação com outros tipos de cereais. A aveia também contém fitoquímicos que podem fornecer uma proteção contra doenças crônicas.

Aveia

Azeite de oliva extra-virgem

Quanto menos prensagens e refinamento esse óleo passar, mais saudável ele ficará. É um alimento rico em gorduras monoinsaturadas, e você deve adquirir aqueles rotulados como “extra-virgem” e com “acidez máxima de 0,5%”. A cada dia que passa, mais pessoas ficam conscientes da necessidade de incluir o azeite de oliva na dieta por razões de saúde. O alto nível de antioxidantes, e o fato de ser uma gordura “do bem”, fazem do azeite de oliva extra virgem um alimento completo no quesito prevenção de inúmeras doenças. Estudos demonstram que pessoas que usam regularmente esse alimento em sua dieta, tendem a ser bem mais saudáveis.

Azeite de oliva extra-virgem

Farinha de Mandioca

A farinha de mandioca apenas é um dos produtos que são produzidos a partir da raiz da mandioca. O processo de moagem foi herdado dos indígenas, os quais foram os pioneiros no cultivo e processamento desse alimento. Com o passar do tempo, a indústria modernizou com as casas de farinha para atender à alta demanda, até chegar ao que consumimos nos dias de hoje. Ela é é rica em ferro, cálcio, potássio, magnésio e vitamina B6, sendo muito utilizada para quem busca uma fonte de energia rápida devido ao carboidrato abundante que existe em sua composição.

Farinha Mandioca

Farinha de Tapioca

A tapioca é um amido, extraído da raiz de mandioca (Manihot esculenta). Nas regiões norte e nordeste do Brasil, a tapioca faz parte do café da manhã e do lanche de uma grande parte das pessoas. A tapioca é um ótimo alimento livre de glúten, que ajuda a perder peso, que pode ajudar no ganho de peso saudável (se você desejar, é claro) e que é rica em vitaminas do complexo B. A tapioca é muito rica em amido, que é uma excelente fonte de carboidratos e que é considerada a melhor fonte de energia para o seu corpo. Além disso, ela também possui um pouco de zinco, potássio e apresenta poucas fibras.

Farinha de Tapioca

Fonte: NOVELODGE

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: