Doença é a que mais preocupa a população, mas prevalece percepção de que prevenção e tratamento são possíveis
A maioria dos brasileiros (69%) acredita que o câncer é uma doença evitável, mas 65% não sabem bem como se prevenir, sendo 42% que não têm conhecimento e 23% que disseram saber “mais ou menos”. Os dados de pesquisa inédita da A.C. Camargo Cancer Center em feita com a Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados.
O câncer é a doença que mais preocupa a população (60%), bem mais que as outras respostas: diabetes aparece em segundo lugar (14%) e doenças cardíacas em terceiro (13%). Apesar do medo, a pesquisa da Nexus também revela a disposição do brasileiro em busca da prevenção.
“Os resultados da pesquisa mostram que o câncer ainda é uma doença que assusta as pessoas, mas também revela um alto nível de consciência da população sobre como se prevenir e sobre as possibilidades de tratamento. Há uma disseminação da percepção de que hábitos saudáveis, como prática regular de exercícios físicos, boa alimentação, evitar bebidas alcoólicas e fumar, além de fazer exames regulares ajudam a prevenir a doença ou realizar um diagnóstico logo no início”, afirma Antonio Antonietto, Diretor Médico do A.C. Camargo Cancer Center.
Quando perguntados se estariam dispostos a mudar de hábitos para evitar o câncer, 9 de 10 entrevistados disseram que sim. Entre os fumantes, 47% estão dispostos a participar de um programa para parar de fumar.
Não fumar é o hábito mais citado pelos brasileiros para evitar o câncer, seguido por fazer exames preventivos (53%) e manter uma alimentação saudável (47%). Esses hábitos são mais disseminados entre as mulheres: 63% disseram fazer exames preventivos, 21 pontos percentuais à frente dos homens (42%). Já 46% delas disseram evitar bebidas alcoólicas, diante de 36% deles.
|
Além do interesse pela prevenção, 56% consideram o câncer uma doença tratável. Quem acredita na tratabilidade da enfermidade vê mais potencial de prevenção: 70% dos que não consideram o câncer uma sentença de morte acham que tem como evitá-la. Mesmo entre os mais pessimistas sobre o desfecho da doença, metade (47%) acredita que ela pode ser evitada.
Quanto maior a escolaridade, maior a percepção de que o câncer pode ser tratado: 73% concordam com essa afirmação no grupo com ensino superior, contra 39% entre pessoas que não sabem ler e escrever. A percepção de ser uma doença evitável também cresce conforme a escolaridade: chega a 67% entre quem tem ensino superior, diante de 51% no grupo não alfabetizado.
Metodologia
A Nexus entrevistou pessoalmente 2.002 cidadãos com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação (UFs), entre 18 e 24 de setembro. A margem de erro no total da amostra é de 2 p.p, com intervalo de confiança de 95%.
SOBRE A NEXUS
Apaixonados por dados, a Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados é uma empresa que alia a precisão da tecnologia, incluindo inteligência artificial, com a criatividade do olhar humano para buscar diagnósticos mais precisos. Nascemos da fusão do instituto de pesquisa de opinião com a área de inteligência de dados da FSB Holding, o maior e mais completo ecossistema de gestão da reputação da América Latina. Tudo para buscar os melhores insights que ajudem nossos clientes a construir, gerir e manter sua reputação.
Site: www.nexus.fsb.com.br
SOBRE O A.C.CAMARGO CANCER CENTER
Reconhecido internacionalmente, o A.C.Camargo é o primeiro Cancer Center do Brasil. Recebeu este título por oferecer um tratamento integrado em oncologia, do diagnóstico à remissão, possuir uma área de Ensino e Pesquisa dedicada ao câncer, e corpo clínico fechado e hiperespecializado. Ao todo, são mais de 5 mil profissionais engajados e especializados no cuidado com pacientes oncológicos. As taxas de sobrevida do A.C.Camargo são iguais às dos melhores Cancer Centers do mundo, destacando-se por descobertas e testes de novos tratamentos. Dividido em 13 Centros de Referência, cada um focado em um tipo de tumor, o A.C.Camargo tem experiência com mais de 800 tipos diferentes de cânceres, além de ter uma célula para atendimento de tumores raros. A instituição é sem fins lucrativos e completou, em 2023, 70 anos de existência. Para mais informações: www.accamargo.org.br
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post