O gás expelido pelos bovinos provoca mais efeito estufa que o CO2 dos automóveis
Você pode achar que é brincadeira, mas a produção de carne bovina – em especial, a flatulência das vacas – tem responsabilidade maior na emissão de gases do efeito estufa do que a quantidade de gás emitida pelos automóveis.
A digestão dos animais faz com que seja emitido gás metano (CH4) na atmosfera. Assim como o gás carbônico (CO2), resultado da queima de combustíveis fósseis, o metano acelera o processo do aquecimento global.
Segundo informações do portal R7, em 2013, um estudo realizado pelo matemático Rafael de Oliveira Silva, da Unicamp, revelou que medidas de baixo custo podem reduzir a emissão desses gases nocivos à atmosfera em 20%.
De acordo com um relatório da Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 45% destes gases gerados pela pecuária procedem da produção e do processamento de alimentos, 39% da digestão das vacas e 10% da decomposição do esterco. O resto se deve ao processamento e ao transporte de produtos de origem animal.
Dados do Inventário Nacional de emissões de gases estufa, publicado pelo governo brasileiro em 2013, revela que a produção de gado é responsável por 15,4% dos gases nocivos à atmosfera.
Já a queima de combustíveis fósseis fica um pouco atrás, com 15,1% da emissão dos gases. Neste ponto vale lembrar que o potencial do gás metano (CH4) para causar o efeito estufa é 25 vezes maior do que o CO2.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post