A Defesa Civil de Seropédica vem atuando em locais onde apresenta risco de queda de galhos de árvores no município. O trabalho preventivo consiste em podar as árvores que comprovadamente estão com risco de queda evitando também que galhos possam crescer e enroscar em fios elétricos.
Além deste trabalho de prevenção, a Defesa Civil vem intensificando atendimentos necessários à população que moram próximo ao Rio Guandu, Canal dos Bois e Canal do China que cortam vários bairros de Seropédica em decorrência das fortes chuvas que atingiram a Baixada Fluminense e principalmente o nosso município.
A Defesa Civil Municipal orienta a população sobre como agir em casos de inundação, alagamentos e enxurradas, principalmente as pessoas que moram próximas aos córregos.
– Em caso de alagamentos, é recomendável que os moradores deixem seus bens em locais elevados, evitem permanecer no imóvel durante as chuvas e procurem casas de familiares seguras para se abrigarem.
– É recomendável não usar equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou que estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito.
– Durante as chuvas evite ficar em contato com direto com a água contaminada da enchente, pois ela pode provocar doenças.
– Evite se deslocar durante as chuvas para evitar acidentes, pois a água das enxurradas pode encobrir bueiros sem tampas ou encobertos pela água. Em caso de ventos fortes, cuidado com as quedas de árvores, fios, postes e semáforos.
– Não deixe crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo doenças graves, como hepatite e leptospirose.
– Ainda de acordo com a Defesa Civil Municipal, os moradores de regiões propensas a inundações devem manter-se informados sobre as condições e alertas meteorológico para não serem pegos desprevenidos.
Fiquem atentos as orientações diárias que o Canal da Defesa Civil de Seropédica vem realizando pela página do Facebook: https://www.facebook.com/defesacivilserorj
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post