Curiosidades: Que invenção obscura mudou o mundo? Vidro Flutuante
26 de dezembro de 2024

Se você já olhou pelas janelas originais de uma casa muito antiga, como uma casa que data de antes de 1950, pode notar algo errado. O vidro na janela parece ser um pouco mais espesso na parte inferior do que na parte superior, como se o vidro estivesse derretendo lentamente à medida que as décadas avançavam. As janelas estão tão distorcidas que as imagens que você vê através da janela também aparecem distorcidas.

A verdade é que o velho vidro da vidraça parecia com aquele de quando foi feito pela primeira vez. O vidro foi feito quando uma enorme bola de vidro foi soprada em um cilindro de grande porte, então o cilindro foi cortado ao meio e achatado e depois resfriado. O vidro achatado seria então cortado em seções menores para ser inserido nos caixilhos das janelas multifacetadas, como o seguinte:

Adapt Link Internet - Black Friday

Quando as seções foram inseridas, o construtor tendia a ter as extremidades mais grossas voltadas para baixo. As janelas das casas não eram tão claras quanto os óculos, telescópios ou microscópios porque a fabricação de vidro muito transparente era cara. O vidro transparente exigia um polimento intenso.

No final do século 19, o vidro fundido era desenhado através de rolos de aço. As janelas de vidro foram feitas em produção em massa usando esse método, mas havia irregularidades no produto final e o vidro não era muito espesso.

Então, na década de 1950, na Grã-Bretanha, o processo de vidro float foi inventado. O processo envolve derramar vidro fundido em metal fundido, geralmente estanho. O vidro flutua em cima do metal e esfria em uma forma muito plana e clara. Tornou-se também possível fazer folhas de vidro transparentes com 25 mm de espessura. Em 1960, o processo foi aplicado à produção em massa e, de repente, as casas puderam ter grandes janelas como esta:

Portanto, se você vir as janelas de vidro de uma casa muito antiga e elas parecerem estar derretendo, não é o caso. Eles foram fabricados assim até que a fabricação de vidros para janelas melhorou.

Hoje praticamente todas as janelas de vidro que você vê nos edifícios foram feitas usando o processo de flutuação. Apenas janelas decorativas especializadas, como vitrais ou vitrais estampados, seriam a exceção.

A invenção do processo de vidro float tornou-se o processo padrão, mas muitas pessoas hoje não sabem como ele revolucionou a indústria.

Gostaria de agradecer a Jan Krusat e Mike Hook por adicionar mais informações para incluir na minha resposta.

Por: Quora

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: