Curiosidades: Qual foi um truque genial usado durante uma guerra?
27 de julho de 2024

A Força Aérea Israelense destruiu quase a totalidade da Força Aérea Egípcia em questão de horas!

Foi durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967. De um lado, havia Israel. Do outro, quatro nações árabes: Egito, Síria, Jordânia e Iraque. O Líbano e a OLP prestava suporte às nações que lutavam contra os israelenses.

Militares israelenses ao lado de uma aeronave árabe destruída, em 1967

Adapt Link Internet - Black Friday

Israel conseguiu dados vitais de inteligência que dizia que, naquela precisa data, a força aérea Egípcia estaria inteira em terra, exatamente as 7:45 da manhã, para a troca de turnos. Tomando vantagem dessa informação, a Força Aérea Israelense lançou um ataque decisivo e bem sucedido às bases áereas egípcias (que na época, não possuem hangares reforçados pra proteger seus aviões de um eventual ataque). O resultado foi que o ataque acabou destruindo quase completamente a força aérea egípcia em um espaço de apenas seis horas. Não surpreendentemente, Israel ganhou a Guerra Dos Seis Dias.

Os ataques aconteceram em levas: a primeira leva começou como previsto, as 7:45 da manhã, usando 183 aviões de combate. Foram atacadas 11 bases aéreas, com um total de 197 aviões destruídos, além de oito estações de radar. A segunda leva ocorreu as 9:30, e envolvia 164 aviões, que destruíram 107 alvos egípcios. Adicionalmente, dois aviões sírios entraram no combate e acabaram sendo abatidos.

Aviões egípcios destruídos em terra.

A terceira leva atacou as 12:15 e incluiu 85 vôos contra o Egito, 48 contra a Jordânia, 67 contra a Síria e um contra uma base aérea no Iraque. Os sírios perderam 2/3 da sua força aérea, com 57 aviões destruídos no chão, enquanto a jordânia perdeu todas as suas 29 aeronaves.

Mais duas levas aconteceram, uma à tarde e outra a noite. Seus alvos eram uma base Iraquiana e alguns aeródromos egípcios, o que terminou de destruir completamente a moral da força aérea árabe.

Durante a Guerra dos Seis Dias, a força aérea israelense, com apenas 196 aviões de combate, derrotou a coalização árabe, com aproximadamente 600 aviões. Os israelenses destruíram 452 aviões inimigos, incluindo 79 em combate aéreo, perdendo apenas 46 dos seus.

Fonte: How Israel’s Air Force Won the Six-Day War in Six Hours

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: