A Força Aérea Israelense destruiu quase a totalidade da Força Aérea Egípcia em questão de horas!
Foi durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967. De um lado, havia Israel. Do outro, quatro nações árabes: Egito, Síria, Jordânia e Iraque. O Líbano e a OLP prestava suporte às nações que lutavam contra os israelenses.
Militares israelenses ao lado de uma aeronave árabe destruída, em 1967
Israel conseguiu dados vitais de inteligência que dizia que, naquela precisa data, a força aérea Egípcia estaria inteira em terra, exatamente as 7:45 da manhã, para a troca de turnos. Tomando vantagem dessa informação, a Força Aérea Israelense lançou um ataque decisivo e bem sucedido às bases áereas egípcias (que na época, não possuem hangares reforçados pra proteger seus aviões de um eventual ataque). O resultado foi que o ataque acabou destruindo quase completamente a força aérea egípcia em um espaço de apenas seis horas. Não surpreendentemente, Israel ganhou a Guerra Dos Seis Dias.
Os ataques aconteceram em levas: a primeira leva começou como previsto, as 7:45 da manhã, usando 183 aviões de combate. Foram atacadas 11 bases aéreas, com um total de 197 aviões destruídos, além de oito estações de radar. A segunda leva ocorreu as 9:30, e envolvia 164 aviões, que destruíram 107 alvos egípcios. Adicionalmente, dois aviões sírios entraram no combate e acabaram sendo abatidos.
Aviões egípcios destruídos em terra.
A terceira leva atacou as 12:15 e incluiu 85 vôos contra o Egito, 48 contra a Jordânia, 67 contra a Síria e um contra uma base aérea no Iraque. Os sírios perderam 2/3 da sua força aérea, com 57 aviões destruídos no chão, enquanto a jordânia perdeu todas as suas 29 aeronaves.
Mais duas levas aconteceram, uma à tarde e outra a noite. Seus alvos eram uma base Iraquiana e alguns aeródromos egípcios, o que terminou de destruir completamente a moral da força aérea árabe.
Durante a Guerra dos Seis Dias, a força aérea israelense, com apenas 196 aviões de combate, derrotou a coalização árabe, com aproximadamente 600 aviões. Os israelenses destruíram 452 aviões inimigos, incluindo 79 em combate aéreo, perdendo apenas 46 dos seus.
Fonte: How Israel’s Air Force Won the Six-Day War in Six Hours
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post