É uma transição gradual, ou é como areia pura despejada diretamente em alguma superfície plana anterior?
O Saara, árabe para deserto, se estende pelo norte da África. O Saara é o maior deserto não polar do mundo, com mais de 9.000.000 km² (3.500.000 mi²), aproximadamente do mesmo tamanho dos Estados Unidos.
Embora o Saara seja famoso pelas dunas varridas de areia, a maior parte da superfície é composta por hamada ou planalto rochoso. Os lendários campos de dunas do Saara cobrem apenas cerca de 15% de toda a superfície do deserto e situam-se principalmente na região centro-norte. Nas seções carregadas de dunas da Argélia e da Líbia, a espessura da areia varia porque as dunas podem se acumular até uma altura de várias centenas de metros, mas depois mudam à medida que a areia se move.
A extensão do deserto é dominada por trechos rochosos e áridos com colinas e vales áridos.
O que muitos não percebem é que o Saara já foi uma área fértil que sustentou prósperas comunidades humanas. Um estudo de núcleos revelou que o clima antigo do norte da África sofreu uma rápida desertificação e uma mudança climática transformando a região de uma paisagem úmida e subtropical em um deserto em questão de anos. Isso ocorreu por volta de 4200 aC Ele retornou às mesmas condições desérticas que dominavam a área 13.000 anos antes.
Quando o clima começou a mudar, a região do Saara secou e a vegetação desapareceu. Sem nada para segurar o solo, a ação do vento foi capaz de remover todos os sedimentos finos até restar apenas areia, rochas e rochas.
CAUSA PROVÁVEL
A mudança do clima do Holoceno médio para o de hoje foi iniciada por mudanças na órbita da Terra e na inclinação do eixo da Terra. Cerca de 9.000 anos atrás, a inclinação da Terra era de 24,14 graus, em comparação com os atuais 23,45 graus, e o periélio (o ponto da órbita da Terra mais próximo do Sol), ocorreu no final de julho, em comparação com o início de janeiro agora . Naquela época, o Hemisfério Norte recebia mais luz solar de verão, o que amplificou as monções de verão africanas e indianas.
As mudanças na órbita da Terra ocorreram gradualmente, enquanto a evolução do clima e da vegetação do norte da África foi abrupta. O pesquisador alemão Claussen e seus colegas acreditam que vários mecanismos de feedback dentro do sistema climático da Terra amplificaram e modificaram os efeitos desencadeados pelas mudanças orbitais. Ao modelar o impacto do clima, oceanos e vegetação separadamente e em várias combinações, os pesquisadores concluíram que os oceanos desempenharam apenas um papel menor na desertificação do Saara.
FATO ENGRAÇADO
Wadi El Hitan, (Vale da Baleia), no Egito contém os restos fossilizados de uma extinta subordem de baleias. Evidentemente, o vale fazia parte de uma bacia marinha rasa de 40 a 50 milhões de anos atrás. A desertificação ajudou a preservar e revelar um enorme tesouro de fósseis.
Fonte: Quora
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post