Com edital em andamento, os aprovados no concurso Fiocruz ingressarão com salários já reajustados. Confira os detalhes abaixo!
Conforme anunciado pelo MGI, a reestruturação abrange diversas carreiras, como pesquisador, analista, tecnologista, assistente técnico e técnico em saúde pública, além do cargo de especialista em ciência, tecnologia e inovação em saúde pública e outros de nível superior e intermediário.
De acordo com o documento divulgado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz, haverá um aumento de 77% no vencimento básico e de 23% na Gratificação de Desempenho, para os cargos de nível superior, e um aumento de 80% no vencimento básico e de 20% na Gratificação de Desempenho, para os de nível médio.
Além dos novos valores salariais, o acordo prevê o alongamento da tabela remuneratória e a criação de um Grupo de Trabalho em 2025 para aprimorar o Plano de Carreiras e Cargos de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública da Fiocruz.
Este foi o 40º acordo firmado no âmbito das mesas de negociação específicas conduzidas pelo MGI. Recentemente, o ministério também concluiu negociações com as Agências Reguladoras.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!
MGI fecha acordo por reestruturação da Fiocruz
(Foto: Washington Costa/MGI)
Vagas do concurso Fiocruz
Divulgado no final de 2023, o edital do concurso Fiocruz oferece 300 vagas, sendo 100 para tecnologista em saúde pública, 100 para pesquisador e 100 para o quadro de analistas.
Os aprovados serão lotados nas seguintes cidades:
- analista: Belo Horizonte MG, Brasília DF, Campo Grande MS, Curitiba PR, Fortaleza CE, Manaus AM, Porto Velho RO, Rio de Janeiro RJ, Recife PE e Salvador BA;
- tecnologista: Belo Horizonte, Curitiba, Manaus, Recife, Rio de Janeiro RJ e Salvador; e
- pesquisador: Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Manaus, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro RJ, Salvador e Teresina PI.
Os candidatos inscritos nas vagas de analista e tecnologista foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas.
O cargo de pesquisador, por sua vez avaliou os conhecimentos dos candidatos por meio de provas discursivas.
Resumo do concurso Fiocruz
- Instituto: Fundação Oswaldo Cruz
- Situação atual: provas aplicadas
- Banca: organização própria
- Cargos: tecnologista, analista e pesquisador
- Escolaridade: nível superior
- Vagas: 300
- Remuneração: R$5.735,29 + benefícios
- Inscrições: de 22 de janeiro a 5 de março de 2024
- Data da prova objetiva: 28 de abril de 2024
+ Cadastre-se e comece a estudar para o concurso Fiocruz
Novo concurso Fiocruz foi solicitado com 600 vagas
Apesar do edital divulgado em 2023, a Fiocruz solicitou novo concurso público para o provimento de 600 vagas.
Conforme indicado no pedido formalizado ao Ministério da Gestão e da Inovação, as vagas solicitadas foram distribuídas pelos seguintes cargos:
- técnico em saúde pública – 100 vagas;
- pesquisador em saúde pública – 200 vagas;
- tecnologista em saúde pública – 180 vagas;
- analista de gestão em saúde – 70 vagas; e
- especialista em C&T produção e inovação em saúde pública – 50 vagas
As carreiras têm como exigência os níveis médio e superior.
Conforme destacado na nota técnica de solicitação, a Fiocruz reforçou que, apesar de estar com edital em andamento para 300 vagas, o quantitativo de oportunidades foi “aquém” do demandado pela instituição, que pediu 1.085 postos.
De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, existem 1.787 cargos vagos, o que corresponde a 29% do total do quadro de pessoal.
Fonte: Qconcursos
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post