Gereciamento facial – Limpeza de pele
Devemos entender que a pele e um organismo vivo, e toda ação pode ter uma reação, seja boa ou ruim. Por exemplo, usar produto duvidoso ou ter uma ótima rotina de skincare (cuidados com a pele) podem causar mudanças ou sofrimento para pele. Cada pessoa tem as suas características e hábitos diferentes. Então para ter um excelente gerenciamento facial, o profissional esteticista deve ter sempre um bom dialogo com seu paciente, fazendo série de perguntas para conhecer seu histórico, identificar o uso de medicamentos, cosméticos, hábito, rotina, características físicas ou heranças genéticas, entre outras informações importantes para preenchimento da ficha de anamnese.
A limpeza de pele e o procedimento de higienização profunda no qual se objetiva a remoção da oleosidade e sujidades (superficiais e profundas), a retirada de conteúdos cutâneos que obstruem os poros e levam a afecções inestéticas como pápulas, pústulas, comedões (cravos).
O protocolo de limpeza de pele e composto por assepsia, esfoliação, tonificação, emoliência, cauterização com alta frequência, aplicação de mascara de acordo com as características da pele e aplicação do protetor solar. (No vídeo explicação dos principais passos da limpeza de pele)
Pode-se associar outras eletroterapias na limpeza de pele, como a ledterapia, que proporciona excelentes resultados nos tratamentos de acne inflamatória, no controle da flora bacteriana, no descongestionamento, auxilia na redução de cicatrizes causadas por acnes, estimula colágeno, etc.
O período entre as limpezas faciais devem respeitar o ciclo de renovação celular, que acontece a cada 28 dias em peles jovens e 40 dias nas peles mais maduras, e também considerar o tipo de pele do paciente, os que tem peles normais à seca podem realizar o procedimento a cada 2 meses, já pacientes com pele oleosa, com cronicidade de cravos e milliuns, requer um cuidado maior, sendo o procedimento realizado uma vez ao mês. Como falamos no nosso ultimo encontro, as células da pele são constantemente renovadas, mas a medida que envelhecemos, essa taxa de renovação celular diminui provocando mudanças na pele. O processo de reparação tecidual inclui uma sequencia de fases que se somam, e resultam na interação complexa entre células da epiderme e da derme, proteínas da matriz e do plasma, angiogenese controlada.
No procedimento de limpeza e realizada a remoção da camada mais superficial da pele, o estrato córneo. E um dos protocolos mais importantes da estética facial, pois antes de qualquer tratamento especifico e indicado a realização desse procedimento, para manter a pele limpa, nutrida e vitalizada, porem e importante que seja feito por um profissional habilitado, que tenha conhecimento sobre anatomia, cosmetologia, eletroterapia estética.
Veja os benefícios da limpeza de pele:
- Regula o pH
- Diminui o excesso de oleosidade
- Remove células mortas
- Hidrata e tonifica
- Limpa os poros de forma profunda
- Remove cravos e espinhas em pele oleosa e mista
- Melhora a inflamação em peles acneica
- Deixa a pele com um aspecto mais saudável
- Melhora a autoestima
Contraindicação:
- Em casos de dermatoses que podem ser desencadeadas pelo trauma na pele. Por isso a importância de ter um bom dermatologista para avaliar, e uma boa esteticista.
- Pele extremamente sensível, com herpes, feridas e recentemente tratadas com lazer, pellings e outros procedimentos dermatológicos. “Nesse caso, é recomendado uma pausa de 30 a 40 dias”.
- As gestantes precisam ter cuidado com certos tipos de ácidos, como o salicílico e o retinóico, que podem comprometer a formação do feto. Mas, tomando essa precaução, é bem indicada a limpeza de pele, já que gestantes não podem fazer tratamentos mais agressivos para a pele. “É recomendado a limpeza de pele para as gestantes que apresentem tendência à acne”, sugere a esteticista.
Quer ter uma pele hidratada, jovial, saudável?
Inclua no seu gerenciamento facial o procedimento limpeza de pele, além dos cuidados com a alimentação, rotina skincare, associação dos nutricosmeticos ( suplementos alimentares compostos por nutrientes essências para o organismo, auxiliando para a saúde da pele, cabelo, unhas, etc. ).
No próximo encontro vamos falar sobre peelings. O que são? Quais tipos e indicações? Etc.
Aguardo vocês…
Lenice Lima
Graduada em Estética e Cosmectologia
Pós graduação em Farmacoterapia,
Estética e Cosmectologica,
e Biomedicina Estética
Instragram: @lenicelimaestetica
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post