Sistema de lançamento com 120 metros de altura pode transportar até 100 pessoas em longos voos interplanetários e poderá levar humanidade para a Lua, Marte e além
O primeiro voo orbital do foguete Starship, da empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk, estava previsto para acontecer na manhã desta segunda-feira (17). O sistema de lançamento é o mais poderoso da história e seria lançado em uma missão não tripulada.
A primeira tentativa de lançamento estava programada para ocorrer a partir da Starbase, base da SpaceX em Boca Chica, no sul do Texas (EUA). Mas, cerca de 10 minutos antes da decolagem prevista, Musk disse no Twitter que uma válvula de pressão parecia estar congelada e a missão foi suspensa.
Em transmissão ao vivo, a engenheira de sistemas Kate Tice disse que a SpaceX precisará de no mínimo 48 horas até que o próximo lançamento seja possível.
Cryogenic propellant load of Starship is underway, liftoff in T minus 1 hour
— Elon Musk (@elonmusk) April 17, 2023
Ao “infinito” e além
O objetivo por trás do Starship é bastante ambicioso. Segundo conta a SpaceX em comunicado, o veículo é um “sistema de transporte totalmente reutilizável projetado para transportar tripulação e carga para a órbita da Terra, ajudar a humanidade a retornar à Lua e viajar para Marte e além”.
Com 120 metros de altura e 90 metros de diâmetro, Starship é constituído por uma nave homônima e pelo propulsor Super Heavy. Juntos, eles são capazes de transportar 150 toneladas totalmente reutilizáveis e 250 toneladas descartáveis.
Fonte: Revista Galileu
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post