Pesquisa descobre água na Lua com origem em vento lunar, que pode impulsionar exploração no satélite natural e abastecimento de água.
Pesquisadores encontraram água no solo da Lua com origem de vento solar descoberto pelo Programa da Exploração Lunar Chinês.
O estudo foi realizado por pesquisadores do Centro Nacional de Ciências Espaciais da China e do Instituto de Geologia e Geofísica, que identificaram uma conexão com o vento solar (SW) e a água encontrada com a presença de proporções de deutério/hidrogênio e abundância de hidrogênio nos grãos do solo lunar.
Essa descoberta traz novas perspectivas para a exploração e permanência no satélite natural, uma vez que a água na Lua pode proporcionar vida e combustível em potencial.
.Missão Chang’e-5: pesquisa descobre água do Sol na Lua
Diferentes das missões americanas, como Apollo da NASA, os chineses pousaram o rover Chang’e-5 em uma latitude média, ou seja, foi possível coletar amostras de basaltos lunares jovens, que têm menos de 2 bilhões de anos, e do porão basáltico mais seco.
A pesquisa realizada confirmou que as amostras coletadas são essenciais para entender a distribuição espacial-temporal e a retenção da água pelo vento solar no regolito lunar.
Com base nos grãos dos solos lunares coletados e o conteúdo com hidrogênio em abundância, a água derivada do vento solar foi estimada em 46 partes por milhão das amostras de solo coletadas pelo Chang’e-5.
A pesquisa também envolveu experimentos com aquecimento de grãos, que revelaram que o hidrogênio de origem solar pode ser preservado após o enterro, cogitando a existência de água nos solos profundos e polares da Lua.
Esta descoberta é de grande importância para a futura utilização dos recursos hídricos da Lua. Além disso, apesar da triagem e aquecimento de partículas, é relativamente fácil explorar e usar a água contida no solo lunar.
confirmou o professor cosmoquímico Yangtin Lin.
* Com informações da Daily Express e PNAS.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post